domingo, 18 de janeiro de 2009

Enfim,...

- Primeiramente, obrigada à todos(as) pelo carinho, felicitações e bons votos vindos por blog, e-mail, orkut, telefonemas, cartões e até mesmo, pensamento! :)

- Ganhei presentes, mesmo sem comemorar o niver, mas dessa vez eu confesso que o meu melhor presente veio na sexta-feira: meu último dia de trabalho antes da minha licença. O dia foi cheio e não tive tempo para nada. Tanto que quando cheguei em casa às 20hrs da noite, a ficha que o meu último dia tinha chego ao fim, não tinha caído ainda. Minha cabeça ainda estava cheia de coisas do trabalho para saber se eu não tinha me esquecido de nada. Mas, enfim, no final das contas, tudo deu certo!

- No dia do meu niver, eu ainda tive a minha avaliação de trabalho. Foi bastante positiva como sempre. Na conversa com o meu (ex-)manager, eu disse que eu não conseguia acreditar que tinha dado conta de 2 grandes projetos - trabalhando em tempo integral e a gravidez junto. Ele disse que pelo que ele me conhecia, que ele sabia que não seria diferente. Que sempre fui responsável e dedicada. Espero que se a festa do facão rolar na nossa empresa, que isso tudo seja levado em conta. Eu já sobreviví reorganizações antes, épocas de recessão na Holanda, mas essa crise "promete" ser a pior de todas. A nossa empresa também já tomou uma série de medidas, entre elas, o corte do aumento do salário, uma mega-reorganização onde em vários setores já foram demitidos funcionários e os externos foram mandados embora, o pedido de ajuda ao governo, além do reajuste de todos os "budgets" (orçamentos). Garantias não há para ninguém, mas por enquanto, eu não estou na dança, já que por lei, uma funcionária não pode ser demitida durante a licença à maternidade, mas na volta, se tiver que rolar, eu espero que todos os meus esforços feitos contem na hora da decisão deles e eu sobreviva mais essa... Porém, eu já resolví que não vou sofrer de véspera que nem peru de Natal. Agora vou mesmo "curtir" 16 semanas de licença e me preparar para a grande mudança que acontecerá em algumas semanas...

E começa agora a onda "zen" e do pensamento positivo!...
Zeeeeeennnnn, zeeeeennnnn!
Zuuuuiiii!

5 comentários:

Nadja Kari disse...

Oi queridaaaa. Tenho uma pergunta... como funciona a licensa maternidade aí.. do tipo.. voce ja esta de licensa mas o bebe nao nasceu, isso significa que vc terá menos tempo para ficar com ele quando ele vier?
Exemplo... se vc tem 5 meses de licensa, se o bebe nasce no primeiro dia de licensa, vc tem 5 meses com ele... mas e se ele nasce dois meses depois... vc só terá 3 meses com ele???

Minha mãe tinha me explicado que era assim e que ela ficou muito feliz quando eu nasci no domingo e a licensa dela começaria na segunda...
fiquei confusa... nao se planeja essas coisas, né???

Beijoooos

Holandesa disse...

Nadja,

Na Holanda vc tem direito à 16 semanas de licença à maternidade. Vc pode entrar de licença 6 à 4semanas antes da data prevista para o bebê nascer. Por lei, vc é obrigada a entrar de licença com 4 semanas antes, se vc continuar trabalhando e os orgãos governamentais descobrirem que vc está trabalhando além das 4 semanas, a empresa será multada! Se o bebê nascer na data prevista e vc tiver parado 6 semanas antes, vc tem ainda direito à 10 semanas de licença. Se vc parar com 4 semanas antes, tem 12 semanas depois que o bebê nascer. Ou seja, é sempre a "soma" de 16 semanas. Se o bebê atrasar, a "soma" não modifica, a não ser por questões de indicação médica. É assim que funciona a licença de maternidade na Holanda.

Anônimo disse...

Menina, o seu bolo ficou maravilhoso! Show!
Agora curta bem estes últimos dias bem "zen" mesmo e tudo de bom pra você!

Anônimo disse...

Ola Holandesa!
Conheci, hoje, pela primeira vez o seu blog e me identifiquei muito..adorei tambem o seu bolo :o)
Tambem moro na Holanda, sou casada, tenho dois gatos e estou gravida :o) Sera que podemos trocar informacoes? menina estou ficando louca com esse sistema medico daqui!! Desejo muita saude e sucessos para voce.
bjs
Danusa

Holandesa disse...

Oi Danusa,

Me manda um e-mail caso vc queira trocar informações, já que no teu profil não consta nada. :)