quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A 4a lei da Física: Procrastinação é inerte.

Só eu sei o quanto eu detesto a procrastinação e o quanto ela me persegue seja em casa, no trabalho e até nos meus sonhos.

Em casa é uma enrolação. Marido, por sinal, anda fazendo bastante coisas da reforma na casa. Já fez as paredes do hall e o teto do primeiro andar, assim como o teto do nosso quarto. Um trabalho de cão, fazer paredes, e eu não escutei um pio de reclamação, nem mesmo de dor. (Irá nevar no verão o dia que eu ouvir o meu marido reclamar de dor. Eu nunca ouví ele se queixar disso, nem mesmo de uma dor de cabeça. Amém!). E eu também não reclamo mais que não esteja [ainda] pronto. Perdeu a minha prioridade. Cansei. Amadurecí (?). Deixei pra lá, ou melhor, procrastino e ainda estou sendo feliz. Incrível, mas é possível.

No trabalho, no entanto, a procrastinação é algo que me irrita seriamente. Seja isso um fardo dos outros ou meu. Eis que, em muitos aspectos do meu trabalho, eu sou super-ágil. Recebo sempre complimentos. O último ainda foi desta semana, quando a líder de projeto voltou de férias e se deparou com o serviço dela todo adiantado e bem encaminhado. Ela ficou super-feliz com o meu trabalho e eu satisfeita que tenha conseguido. E foi, novamente, com algo que os outros não queriam fazer, e eu, novamente, me sobresaí por causa disso.
Porém, em outro aspecto do meu trabalho, a parte que eu não tanto gosto, eu procrastino o máááximo que eu posso, vou empurrando com a barriga até o último minuto em que não dá mais para adiar e daí me baixa o santo e eu faço o serviço numa pilha de nervos. E isso é o que me ataca, isso era o que eu poderia melhorar, em não deixar tudo o que é ruim para última hora. Já me programei, me prometí, não cometer este erro de novo. Sim, no final, no aperreio ou não, eu faço, eu termino a (porcaria) do serviço e dá certo, mas não me valhe o estresse, não me valhe mesmo! Eu tenho que mudar isso... Tenho!

E a procrastinação dos sonhos?!... Aaah! Eu teria que voltar a fazer exercícios físicos. Queria entrar na dieta da South Beach de novo, queria mais uma série de coisas, mas não rola, por que lá vai eu empurrando - quase que literalmente - com a barriga de novo...

Olha, eu já cheguei a conclusão que procrastinação, mesmo não sendo um corpo, também é preguiçosa, é inerte*.

*Inerte/Inércia: Todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia e é característica de todos os corpos dotados de massa

Eis a minha pergunta: como arranjar a solução para este problema da física? Ou será que, uma vez procrastinadora, sempre procrastinadora?!

Será que eu ainda tenho solução?!

Nenhum comentário: