terça-feira, 26 de maio de 2009

Sobre aleitamento...

O motivo número 1 pelo qual eu me esforço tanto de dar leite materno para o meu filho é a sua saúde, a fortificação do sistema imunológico dele e evitar doenças. Há quem se atreva a dizer que leite materno ordenhado não é o mesmo que dar o peito. Vale-me Deus!...

O conteúdo é o mesmo, o que muda é a embalagem, oras! E pela questão “tato, contato”, eu digo que, não se ama menos o filho se você não dar o peito. Não se esqueçam que os homens nunca darão e nem por isso, não deixam de amar ou serem amados pelos seus filhos.
Acho uma ignorância umas blogueiras fazendo pressão com esse tipo de propaganda sobre a amamentação dizendo que só o peito vale! E gente inocente, mal-informada, tentando seguir as “leis” dessa turminha mesmo sem poder. Há uma blogueira-mor nesse assunto e que me irrita terminantemente com os seus sermões. Não consigo nem mais ler o blog dela de tanto que ela me faz virar os olhos. Melhor assim!...

Mas, enfim, voltando ao assunto do qual eu realmente queria contar. Eu pensava, ou melhor, queria acreditar que se eu desse leite materno, durante esse período, que o S. não ficaria doente. Ledo engano.

S. já pegou resfriado 2x e agora está de novo com dores de barriga e prisão de ventre. Nessa madrugada, a qual nenhum de nós 3 conseguiu pregar os olhos direito, o S. chorava de dor e teve até aumento de temperatura. Eu, que não sou naturalista, nem sado-masoquista como a maioria dos holandeses, dei remédio para o meu filho.
O primeiro foi um supositório de Glicerina que se vende em todos os países da Europa, ou melhor, do mundo – MENOS na Holanda (!!!) para ajudá-lo a fazer necessidades e o segundo – tempo depois, um supositório de Panadol contra dor e febre. Ambos para bebês, é lógico. E só, então, o S. conseguiu relaxar, mamar e dormir. Meu marido que sofre, mas não toma remédio, também se rendeu na hora da agonia do filho. E agora é ficar de olho no nosso filhote. Hoje de manhã ele já estava melhor e foi para a creche, mas se esse mal-estar não passar de vez, eu vou mesmo é parar no médico com ele.
Cruzem os dedos!

5 comentários:

cris disse...

Vou te dar minha opinião... pulando o detalhe entre a (não) diferença de dar peito ou leite ordenhado porque isso é tão ridículo que não tenho nem o que falar (normalmente respeito as opiniões dos outros mas quem pensa desse jeito que vc citou no post realmente tem uma mente pequena; e olha que eu gostava de dar o peito, de ter esse contato, mas dizer que existe diferença e que alguém ama menos o filho por dar mamadeira... 'vá se catar', prá não dizer outra coisa)...
Anyway...sobre eles adoecerem, as cólicas são normalíssimas em bebês, independente de você dar leite materno ou fórmula. Infelizmente é normal e faz os nossos pequenos sofrerem (e nós em dobro por vê-los sofrendo). E o resfriado também é normal, especialmente se eles vão à creche como os nossos, por ficarem um pouco mais expostos. O fato é que eu noto sim diferença entre a Bia que teve amamentação até 1 ano e o Tom que teve até os 3 meses. Ele fica resfriado e/ou doentinho com qualquer coisinha. O nariz volta e meia está escorrendo. Ela era um bebê 'de ferro' e foi uma criança sempre super saudável. Só foi parar no hospital uma vez por causa de uma picada de abelha no rosto.
Não estou dizendo que vc precisa ou deveria seguir a amamentação por tanto tempo. Siga simplesmente o seu coração de mãe e faça o que estiver ao seu alcance. Seu filho com certeza crescerá saudável, amado e liiiindo como ele já é :)
(e o meu comentário quase virou um livro rsrs... sorry)

Paula disse...

Esse lenha lenha de amamentação me enche e olha que nem filhos tenho!
Vem afirmando que TODA mulher PODE dar leite, que TODA mãe tem leite suficiente para o filho, que TODA mãe tem leite com nutrientes suficiente para o filho.... me dá vontade de mandar todo esse povo ver se tô vendendo cachorro quente na esquina! Parece que nem entendem de biologia!

Meu marido desde seu primeiro dia de vida teve que tomar uma mamadeira para complementar a amamentação, poiso leite da mãe não bastava. Eu só fui amamentava 7 dias depois o leite da minha mãe secou e ela teve inflamação de tanto eu tentar sugar algo. Acho que em muitos falta aquele senso de realidade sabe... pra que obrigar algo impossível?

Marcia-Rotterdam disse...

É eu sei quem é a blogueira-mor, rss... e por isso parei de ler o blog dela, não gosto de lecturing ( não sei o que é isso em português). Você sabe o que é bom para o seu filho, oras!

Cris disse...

Agora estou até curiosa que blog é esse rsrs

Monica Peres disse...

Holandesa,

Entrou para a creche, escolinha, berçario, etc, vai passar por esta "aclimatação viral" (é um termo meu, leigo mesmo) !
Até então S. estava sempre com vocês, agora ele convive em outro enviroment, ele vai ficar doentinho sim, lamentavelmente, mas vai fortalece-lo e prepara-lo para o resto da vida, e tenha CERTEZA que a amamentação que você continua fazendo só o está ajudando.
Uma vez eu disse que, no final das contas, seriam sempre você - seu marido e o S. - o resto era perfumaria, lembra?
Pois é .......
Continuo com a mesma opinião!
Força querida e melhoras do S.
bj
Mônica Peres