quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Coisas de uma quarta-feira qualquer...

O dia já começa cedo. Marido levanta antes das 6hrs pra ir trabalhar. Filhote acorda e aproveita para ir para nossa cama onde ele quer deitar literalmente encostado em mim. Dormir já não acontece realmente, mas ficar relaxando na cama ainda rola por mais uma horinha mais ou menos até que a filhota acorda rindo e conversando como se perguntando aonde está a mamadeira dela? A partir daí não tem mais jeito. É levantar mesmo. O dia começou oficialmente. Vou preparar a primeira mamadeira e dar comida para os 5 gatos. Vem em seguida o esquema de trocar as fraldas, trocar os pijamas por roupas, preparar o nosso café da manhã, cuidar da louça, botar a roupa pra lavar, etc...

As quartas-feiras são os meus ‘mamma-dag’ [dias de mamãe]*. Eu tento, sempre que posso, fazer uma atividade diferente com os filhos. Quando o dia está bonito lá fora, nós vamos fazer uma caminhada, vamos visitar a vovó [mami Belga], brincar no parquinho perto de casa ou até mesmo no quintal de casa.

Ontem eu levei o filhote pra brincar num ‘binnenspeeltuin’** (um ‘parquinho’ de brinquedos num lugar fechado/coberto). Ideal quando o tempo lá fora está frio e chuvoso. Enquanto eu brincava e cuidava do filhote, Mami Belga paparicava a neta, que de quebra, já quer sentar e ver tudo a sua volta. Inclusive o seu irmão maluco pulando de um outro lado pro outro. Precisam ver como ela ri de tudo e de todos!

Já filhote brincou, correu, pulou, riu e se divertiu. A felicidade dele é tão cativante que eu sou feliz por ter esse tempo e poder brincar com ele, dar atenção, sorrir e dar-lhe beijos. Obviamente que na hora de irmos embora ele não queria, mas bastou eu prometer ler um livro pra ele depois que ele veio sem espernear.

Chegando em casa ele fez o relatório cheio de empolgação, entonação e gestos, além de muitos superlativos, uns até mesmo incompreensíveis, pro papai de como foi o dia dele e o que ele fez. Marido, pai espetacular que é, senta junto com ele à mesinha verde de criança que mal aguenta o seu corpo, quem diria o seu tamanho e ele está feliz com o fato de estar com conversando com o filhote enquanto agarra a filha no colo, sem se importar com o desconforto.

Depois do jantar e de montar um quebra-cabeça que filhote tanto gosta, vem a hora do banho e de brincar com os barquinhos. Filhota, depois de todo o chamego, também entra no esquema de ir pra cama. Ela, gosta de rir e conversar enquanto toma a sua penúltima mamadeira da noite. Assim como o filhote na idade dela, ela é fissurada pelos sons de algumas palavras. Uma que nunca falha de arrancar uma de suas risadas engraçadas é ‘Pizza’. Não sei porquê... Mas, depois de rir muito, ela também dorme com bastante facilidade.

Segue-se depois para o filhote que há essas alturas já terminou o banho e está se escondendo do papai, da mamãe ou do grote bear? (urso grande) debaixo da toalha. Sim, chegou a hora de brincar de ‘pira-se-esconde’ pra colocar a fralda! Depois da fralda e do pijama, ele puxa ou eu, ou o papai pela mão pro quarto dele, onde ele seleciona um livro que ele quer que leiam pra ele e se deita na cama... Essa é, de fato, uma das minhas horas favoritas com ele. Até mesmo quando marido lê pra ele, eu me deito junto com eles na cama dele e fico escutando as estorinhas e vendo a reação dele. Ele costuma a deitar nos nossos braços pra ficar agarradinho, olhando as figuras no livro. Nunca, até hoje, ele dormiu durante uma estorinha sequer. Na verdade, ele costuma a pedir ‘mais, mais, mais livros!’. Mas, quando a gente diz que chegou a hora de dormir, ele também não reclama. Porém, ele gosta que a gente ainda fique deitado com ele na cama, enquanto ele tenta dormir. Às vezes ele fica me observando pra ver se eu também durmo, mas eu só fico lá admirando-o, fazendo um cafuné e as vezes cantando uma cantiga. Quando ele finalmente adormece, eu volto a levantar, mesmo que, no fundo, eu preferia ficar ali com ele.

Já são umas 20-20:30hrs da noite e essa é a hora que marido e eu temos um pouco de tempo para nós mesmos. Porém, não muito, por que logo eu tenho que preparar para a última mamada da noite da filhota. E só depois dessa (22:30-23:00hrs) é que eu finalmente posso encerrar o dia até a manhã seguinte pra começar tudo de novo, sendo que dessa vez, é dia de eu ir trabalhar e o fofo e a boneca vão para creche...

************

*Mamma-dag é baseado no Ouderschapsverlof [Licensa dos pais] uma licensa para o pai quanto para a mãe. Essa licensa é determinada por lei e você pode tirar até seu filho completar 8 anos. Ao contrário da licensa à maternidade, ela não é remunerada pela empresa/governo. O Belastingdienst (imposto) dá um desconto para essa licensa, mas no meu caso se eu trabalhasse esse dia ou botasse os filhos na creche, financeiramente a diferença seria tão mínima (uns 10 euros de lucro) que eu prefiro ter um dia só pra ficar com os meus filhos. Marido tem o mesmo esquema que eu e no caso dele, o dia do papai é nas sextas.

**- Esses ‘binnenspeeltuinen’ na Holanda são fantásticos! Tem brinquedos de vários tipos e para crianças de idades variadas. Se o tempo lá fora estiver ruim, seja frio ou chuva, essa é a grande pedida para as crianças se divertirem e gastarem as suas energias. Para quem tiver interesse, neste site tem os links com vários ‘binnenspeeltuinen’ na Holanda: Binnenspeeltuinen in Nederland (ps: também tem na Bélgica)

Nenhum comentário: