terça-feira, 12 de abril de 2011

Do filhote...

Meninão já pesa lá pelos 16 quilos. Tudo muito bem distribuído e cheio de saúde. Adora botar os óculos escuros e ainda fala um 'Hallo' cheio de manha quando o faz.

Ele também come bem. Muito bem! Adora massas [feitas pela mamãe e com bastante verdura! ;-)], pão, carne, camarão [que nem a mãe!], sopa [que nem o pai]. Das frutas ele adora manga, morango, uva [que nem o meu pai]. Come sozinho e sem fazer muita sujeira. Na verdade, se suja algo, ele reclama, fala 'Báh!'.

Adora brincar na rua, no jardim. Adora um 'escorrega-a-bunda' e balanço. Jogar bola, mas também brincar com areia. Bem coisa de criança mesmo. Briga quando tem que entrar. Se pudesse, acho que ele passaria o dia todo fora.

Ele entende tanto o Holandês quanto o Português. Fala palavras nas duas línguas. Mas, fala mais palavras em Holandês [é o que ele escuta mais e em todos os lugares]. Mesmo assim, tem palavras que ele prefere dizer em Português. Ele entende as mesmas frases e palavras com reações identicas independente da língua que se fala.

No Português ele diz: Por favor [desde ontem! :)], sol, mais, 'qué pão' [em vez de "quero pão"], uva, vó, bumbum, peito, mão, pé, calça, meia, etc...

Em Holandês, ele diz: auto rijden [dirigir carro], paard [cavalo], oma e opa [vó e vô], douche, mama zitten {senta, mamãe], papa zitten [senta, papai], Bumba Kijken, ja? [Assistir o Bumba, tá?], aardbei [morango], slapen, puzzle maken [montar quebra cabeça], bouwen [fazer, construir], kapot [quebrado] , buiten [lá fora], pijn [dor], toetje [sobremesa], etc..

Entende mais uma série de coisas, como: Vamos dar comida para os gatos? [ele sempre dá!], não faz ou 'niet doen', fecha a geladeira, levanta as pernas [na troca de fraldas], identifica apontando todas as partes do corpo, S. stout {s. está danado], 'vai sentar na escada' [castigo] e assim vai...

A impressão que dá é que todos os dias ele diz pelo menos uma palavra nova. Além disso, ele imita direitinho o jeito do marido. Precisa ver ele cruzando os braços ou apontando o dedinho quando 'alguém' faz algo errado! Ainda franze as sombracelhas para dar mais enfâse! Marido e eu temos que nos segurar para não rir.

Ele também faz carinho na minha barriga quando se pergunta pelo bebê ou pela 'zusje' [irmãzinha] dele. Parece que ele sabe direitinho que o bebê está na barriga da mamãe e se a barriga se mexe, ele começa a rir!

Essa fase está sendo muito legal. A cada dia é uma descoberta e a cada dia, por mais esperado que seja, a gente se surpreende como ele, ou uma criança em geral, aprende tão rápido.

É um mundo de alegria quando você começa a interagir e entender o que seu filho quer [resolvendo a minha agonia de quando ele era bebê e tinha dores e a gente não sabia de quê ou aonde]. Fica tudo bem mais fácil.

Ainda bem...

4 comentários:

Daniela disse...

E está cada dia mais lindo né? Bjs

Miss Pittig disse...

O que é que o Bumba tem?? A Louise adora...e canta Bumba...Bumba...kkk
Realmente ele está lindo!!! E essa fase de entender é sem dúvida a melhor!!!Divirta-se com o post anterior!!!Eu amo o JD portanto sou suspeita em comentar qualquer coisa sobre ele e seus filmes!!!

Rydi disse...

Simplesmente lindo :)

Cris disse...

Ele está um encanto!!! Tem uma carinha de sapeca e ao mesmo tempo de ser extremamente carinhoso... um charme!!! :)