terça-feira, 24 de novembro de 2009

Diferença cultural

A colega Americana do projeto de reorganização que indicou fortemente para que eu fosse semana que vem na filial Americana dar o treinamento lá, me convidou para jantar fora junto com a filha dela quando estiver in 'town'.

Não que a gente tenha se tornado grandes amigas. Na verdade, estamos trabalhando no mesmo projeto, mas não existe razão nenhuma dela 'gastar' seu valoroso tempo privado comigo me levando para jantar e muito menos para conhecer a família dela.

Não sei se é por que eu já moro há bastante tempo aqui na Holanda, mas eu não estou (mais) acostumada com esse tipo de convite e talvez, por isso, eu me surpreenda. Na verdade, acho uma honra receber um convite desses, por que eu foi feito com sinceridade e não por obrigação & educação.

E isso me faz pensar sobre outra coisa. Muitos Holandeses falam mal dos Americanos e eu não entendo o porquê. Eu, pessoalmente, tenho ótima experiência com os Americanos e um dos meus países preferidos para viagens e férias, com certeza, é o EUA.

Ah... E só de pensar que domingo eu estarei lá, eu já começo a sonhar com a 'Bloomin' onion'.


Hummmmmmmmmm!!!

Um comentário:

Nina_Hari disse...

OI!!!

Bom saber que o bebe ja se recuperou bem!! Graças a Deus! Como diria minha mae, crianças amadas sao sempre mais fortes!

Bom com relaçao a diferença cultural, vc como ninguem deve saber que o americano tem aquele espirito capitalista selvagem. Eles trabalham E MUITO! Duro mesmo, sao quase que fanaticos. Os holandeses sao mais relax. Aqui nao e preciso trabalhar 1 ano inteiro para que tenhas direito a uns dias de ferias, ao contrario dos americanos que por serem competitivos ao extremo, nao pedem ferias com medo de "perder alguma coisa e pega o bonde andando".

Quando estudei nos EUA quando adolescente,eu percebia isso na minha host familly.O filho mais velho deles que era super competitivo, hoje ja é formado em Direito pela universidade de Stamford. A impressao que tive e que na cultura deles ha um misto de superficialidade em seu comportamento mas ao mesmo tempo obsessao exacerbada em ser o melhor. E claro que essa caracteristica nao é inerente a todos.

Eu acho, que o convite da sua colega foi sincero. Americanos costumam ser muito diretos, mais ate que os holandeses. Eu nao vejo uma menina que estudou comigo em San Diego ha anos e ainda assim ate hoje mantiuvemos contacto e ela sempre me convida a ir de ferias e me hospedar em sua casa! Vai entender!!

Beijos boa sorte em Boston e saude e paz pro baby!!!