sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A moral da história...

A questão do "Você responde... parte 1 e 2" é a seguinte.

Num outro blog a blogueira expôs a foto da Grace J. com o tal comentário e um bando de gente (anônima!) apontou o dedo chamando de discriminação. Mas, se você comparar, a observação da Nicole é do mesmo grau e estilo que a da Grace J. e por isso, se alguém acha que a observação é perjorativa ou racista, as 'acusações' não deveriam ser diferentes entre as duas fotos.

Mas, vejam bem, no quesito dos comentários das fotos, não há discriminação em questão. É sim, um fato também na minha opinião.

Também não acho que haja preconceito quando alguém diz por exemplo que uma roupa, seja essa biquini ou um vestido, da cor amarela realça mais a beleza da mulher negra do que de uma mulher branca. Por que se eu olhar para mim mesma, que diversas vêzes na minha infância recebí apelidos de vela, osga à branca-de-neve, se eu visto uma roupa amarela fico com cara de ovo cozido. Amarelo no meio e branco nas extremidades. Simplesmente horrível! E isso é um fato [meu], não é discriminação.

Seria sim, um caso de discriminação ou racismo, se o 'designer' proibíssem a Grace J. de usar uma roupa dele da cor preta (por causa da cor da pele dela). Aí sim, estamos falando do racismo histórico que ainda existe, infelizmente.

Concordo que racismo e a discriminação em consequência do mesmo é algo grave, mas também sou da opinião que não devemos confundir as coisas.

E isso, meus caros e caras, era o único objetivo dos dois posts.
Só isso e nada mais!

Fui!

Nenhum comentário: