segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Guias de viagem

Eu sei que o Lonely Planet é o provavelmente o guia de viagem mais famoso e usado do mundo. Acho que oferece muitas dicas e informações, mas eu acho também que o guia é bastante, senão somente, para viajantes mochileiros ou aventureiros na versão '+ barato possível'. Digo isso, por que nas dicas de acomodação a maioria das vezes é estadia em campings, albergues da juventude e os hoteis mais baratos possívels, onde você ainda divide o banheiro com outros hóspedes. Com suas exceções, mas só nas cidades grandes, eles oferecem dicas de hoteis de outras classes superiores.

Vejam bem, não há nada de errado com hoteis ou acomodações baratas. Eu mesma gosto, mas a minha exigência é que TEM que ser bom (e com banheiro privado por quarto)! No entanto, eu já descobrí no LP cada espelunca, que eu acho uma verdadeira vergonha. Sério, mesmo um hotel sendo uma barganha, eu não recomendaria em nenhum guia se o hotel fosse ruim e/ou em localização perigosa!

Aventura é uma coisa, pagar para correr riscos à toa é outra bem diferente!

Minha amiga Marijke, que fez uma viagem de mochila de 7 meses pela América do Sul, incl. o Brasil, também usou o LP e disse que ficou num hotel aconselhado pelo guia numa zona super-perigosa e onde só tinha protis batendo ponto e os clientes eram um mais medonho que o outro!

Nesses 3 dias que eu passei na Alemanha, eu usei um LP que a minha irmã Kika tinha. Seguí a recomendação do livro para um hotel de 3 estrelas em Baden-Baden e que, pela descrição no LP parecia ser bom.
O hotel era, de fato, limpinho, mas era ainda tudo da década de 70. E eu tenho um certo receio de hotel que só faz renovação e manunteção quando algo quebra. Acho que aumenta (e muito) a probabilidade de incêncio por exemplo. Sinto muito, o hotel pode até ser barato (tb não era, para dizer a verdade!), mas eu não gostei e não recomendo adiante. E se eu fosse responsável por um guia, com certeza eu não o mencionaria.

Na regra geral, quando eu vou para algum lugar, eu sempre pesquiso antes na internet um hotel ou B&B que vamos ficar, mas quando eu viajar de novo sem saber aonde vamos parar para dormir, eu prefiro usar outro guía para dicas de acomodação. O Guia Michelin, por exemplo, é muito bom na minha opinião. E em termos de guias de viagem em geral, o meu favorito é o da sério Capitool. Além dele, o Fodor's também é muito bom.

E você, qual é o seu guia de viagem favorito?

4 comentários:

Marcita.blogspot.com disse...

Baden-Baden não é um lugar particularmente barato. Eu primeiro procuro hotel por preços no booking.com e depois olho as observações no Trip Advisor. Depois que conheci esse site (quando fiquei num chiqueiro em Roma), só o hotel de Praga, da primeira vez que lá fui, foi furada. Mas isso porque ele só tinha uma opinião sobre o hotel no site (agora tem duas e com fotos :) ho ho ho).
Vi teu e-mail. Celular ligado!!!
Beijos

Marcia-Rotterdam disse...

Eu gosto do concorrente do LP, o Rough Guides. Mas eu não me importo de ficar em albergues, embora para mim nada como as recomendações pessoais. Mas com marido e filhote, entendo que você queira ser mais seletiva.
E você deu azar, na Alemanha os hotéis costumam ser bons. Agora na Inglaterra, pelamordedeus, cada espelunca...aliás o LP se envolveu num escândalo, onde alguns escritores sequer visitaram os países dos guias que escreviam, pode?? Esse eu não compro mais. O Fodors eu acho muito voltado para o americano.
Eu por acaso trabalho para um site de reservas de hotéis, o mais famoso deles (o que é daqui mesmo e não americano). Tem algumas dicas de hóspedes nele, e são checadas.
E claro, sempre tem o Trip Advisor.

Adriana disse...

Quando eu trabalhei com turismo (entre o estagio na prefeitura e a revista)houve uma reunião com nosso supervisor de estagio, que a gente teria que parar de usar as estrelas para designar a classe hoteleira. Primeiro pq as antigas estrelas foram dadas baseadas em antigos meios de avaliação que já não cabiam mais naquela época, isso foi uns 15 anos atrás. Imagina agora...o caso é sério. Pq há bons hotéis que nós como usuários dariamos um 9.5 e num guia famosos ou não está baixo. quais os critérios que eles usam é a pergunta que não cala.

Alice disse...

Compro sempre guias da Capitool: http://www.capitoolgids.nl/index.htm No Brasil, eles são os guias da Folha de São Paulo.