sábado, 3 de outubro de 2009

Sobre férias...

Eu costumo dizer que as minhas férias são temáticas e bem diversificadas. Eu poderia classificá-las até agora como:
- Tema natureza: Nova Zelândia, Sardenha, Brasil (Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina)
- Estilo Lua-de-Mel: Madeira (foi sim, o lugar da nossa lua-de-mel) e Bora-Bora em resorts românticos.
- Sonho de criança: Disney Orlando, Disney Paris e Nova York.
- Descobrindo a América: todas as viagens do EUA e Brasil.
- Praia: (8 dias em) Rodos, (3 dias em) Porto de Galinhas
- City trips: NY, Londres, Paris, Lisboa, Berlin, Gent, Brugges, Budapeste, Roma, Toronto, São Francisco, Chicago.
E por fim, o tema que foi das férias desse ano:
- Medieval (e era da Renascência): França, mas também Itália e Rhodos-city.

Férias ideais para mim é uma combinação de tudo um pouco e de preferência 'fly&drive'. Se fico numa cidade costeira, procuro ficar num hotel com vista para o mar. Amo a vista do mar, o barulho das ondas e gosto de ir 1 ou 2 dias à praia, mas passar 8 ou 15 dias somente molhando a traseira e fritando na areia, definitivamente, não é a minha 'praia'.
Tanto que é por isso que, de todas as minhas férias, a que eu menos gostei foi a de Rodos. Mas, na época, grávida e já início de outono, eu estava à procura de descanso e boas temperaturas para aguentar o inverno Holandês.

Durante as férias, eu gosto de ficar do lado de 'fora', ao ar livre, já que na Holanda se vive muito do lado de 'dentro'. Eu gosto de fazer passeios, conhecer novos lugares, admirar as paisagens, passear em cidadezinhas pitorescas, admirar a arquitetura, conhecer os produtos tradicionais, apreciar a gastronomia local, entrar em lojinhas... Esse tipo de coisa.
Se for um lugar histórico (minha preferência é por história do Egito, era medieval, Renascência e Guerra Mundiais), eu gosto de ver, admirar, imaginar cenas históricas e seus personagens e mistérios...). Minha matéria favorita na escola sempre foi história e adoro romances hitóricos, filmes épicos, por isso minha queda por cidades medievais e castelos. Mas, mesmo com toda essa curiosidade, eu não sou fã de museos, por exemplo. No máximo visito 1 ou 2 e olhe lá!

Nem mesmo na Holanda, que é país dos museus (pra lá de 800!), em 17 anos de Holanda eu só fui em uns 4 (Palácio do Dam, Madame Tussaud, Openluchtmuseum e um museo de Arqueologia através de uma excursão da escola). Nem nos famosos Madurodam, Anne Frank, Van Gogh, Rijksmuseum ou até mesmo nos famosos campos de flores, eu fui. "Conheço" uma série desses museos, sei até o que está em exposição algumas vezes, dou dicas para pessoas interessadas, mas nunca fui em nenhum deles.

Fora isso, com as suas exceções, também não sou chegada a hoteis gigantescos com mais de 1000 quartos. Eu prefiro hoteis pequenos e de charme. Também tenho gostado muito de Bed&Breakfast. Minha experiência com eles começou na viagem da Nova Zelândia, já que lá quase não tem hoteis a não ser nas cidades mais grandes.

E vou dizer, ficar em Bed&Breakfast tem grandes vantagens. Várias vezes são casas, mansões, fazendas lindasdivinasemaravilhosas em ótima localização. Algumas delas são até mais chiques que hoteis de 5 estrelas. Também são (mas, nem sempre) mais baratas e o café da manhã muitas vezes oferece produtos como pão, geleias e bolos feitos em casa.
Além de que, na regra geral, donos de B&B são pessoas bastante sociais. Elas também conhecem bem o lugar, dão ótimas dicas e tentam agradar seus hóspedes o máximo possível. Isso só, já vale muito, por que dá também uma oportunidade de você conhecer um pouco mais a cultura e as pessoas do lugar.

Nessas nossas férias na França nós ficamos em 3 B&B e 1 Apart-hotel (em Sarlat).
O primeiro B&B, Chateau Nazelles-Négron, oferece alguns quartos no castelo e 2 suítes em grutas, onde antigamente as pessoas da região moravam. Eu não ví nenhum hotel na região que oferecesse esse tipo de acomodação. Era algo bem diferente e as suítes eram lindas e tinham até lareiras. Um lugar super-romântico, diga-se de passagem!

Além disso, como agora eu tenho um bebê lindo, mas que acorda e chora todas as madrugadas, eu sempre procurei levar os outros hóspedes em conta. E em vários B&B você consegue reservar quartos separados da casa ou dos outros hóspedes, como foi o caso deste B&B. Assim a gente não incomodava ninguém.

Grande vantagem desse B&B também era que eles tinham uma cozinha simples, mas equipada para os hóspedes. Neste caso dava para preparar a comida do filhote sem dificuldades ou incomodações. Sendo que ara os primeiros dias eu já estava levando a papinha pronta de casa, só precisava tirar da geladeira e colocar no microondas.
Durante as férias eu só cozinhei uma vez que foi para o filhote quando já estávamos no apartamento em Sarlat e a bóia rendeu até quase a nossa volta.

O Apart-hotel em Sarlat tinha 2 quartos, uma cozinha pequena, mas muito bem equipada (incl. máquina de lavar louça e geladeira com freezer - um 'must' para quem viaja com bebê e faz papinhas). Também tinha um bom banheiro e dava para no mínimo 4 pessoas, ou 6 com 2 dormindo num sofá-cama. Eles também tinham uma lavanderia de graça com secadora de roupa e tábua + ferro de passar roupa. Só se pagava o sabão para lavar (0.50cent por lavagem). Como eu já sabia disso e o carro já estaria lotado com os apetrechos do filhote, para diminuir a bagagem nós levamos pouca roupa e lavamos a roupa lá.

Esse apart-hotel, La Villa des Consuls, é excelente e está cotado em primeiro lugar no Tripadvisor. E sabem o que o melhor de tudo? É que ele é super-bem em conta! Era 140€ por 4 pessoas por noite, ou seja, 35€ por pessoa por noite (sem o café-da-manhã). Nunca que se ficaria num lugar dessa qualidade num hotel (e no centro histórico da cidade). Alí nós passamos 6 noites e usamos Sarlat como base para conhecer outros lugares da região de Dordogne como Benyac e Rocamadour. Foi realmente muito bom e um achado!

Depois disso, a nossa viagem seguiu rota a um destinho que estava na minha lista de "Lugares para se visitar antes de bater as botas". Carcassona. A cidade medieval.
Sendo que no meio do caminho nos paramos Cahors e descobrímos lá um tesouro de restaurante chamado "Le Petit Cour" ao pé da tal Pont Valentré. Foi o lugar que melhor comemos! A comida era farta, excelente e a mais barata de todas! Almoçamos o cardápio do dia para 4 pessoas incluíndo 2 entradas e 2 sobremesas e uma taça de vinho por 50 euros.
Vejam bem, eu gosto de restaurante chique, mas comida boa e farta é mais importante para mim. E quando ainda é barato, acaba sendo melhor ainda!
Não preciso dizer que na volta à Holanda, nós paramos por lá de novo, não é?!

Já em Carcassona, nós ficamos num B&B, Le Jardin de la Cité, que fica 5 minutos à pe da cidade velha e oferece vista panorâmica de Carcassona. Ou seja, ótima localização. O café da manhã também era muito bom com geléias deliciosas e bolo fresquinho feito pela dona da casa. O lugar vive cheio e para fazer reserva tem que ser feito com meses de antecedência. Ainda mais por que esse B&B é também o nr 1 da Tripadvisor e oferece quartos bons (e recém-renovados!) por preço de bagatela! Por 2 quartos saía 120 euros. Sério, 60 euros por quarto, incluíndo bom café da manhã, boa localização, vista panorâmica da cidade velha e piscina, para os padrões europeus tá é quase dado!

[BTW: Para quem for a Carcassona, uma ótima dica de restaurante também dada pelo francês do B&B é o restaurante St Jean que fica dentro da cidade velha numa praça com o mesmo nome. O lugar é simples, mas é tranquilo e a comida é de boa qualidade.]

O único 'downside' para mim neste B&B é que não oferecia uma geladeira ou cozinha para os hóspedes, mas a dona é uma francesa muito simpática e que não se importava de guardar a comida do filhote na geladeira deles e nem de esquentar todas os finais da tarde. Na verdade, ela foi uma das que mais paquerou o filhote. Todas as manhãs, ela pedia se podia carregá-lo e brincar com ele um pouco. Ela, pelo jeito, não se importava mesmo.

Por fim, a nossa última estadia foi num B&B de novo no Vale do Loire no caminho de volta. Esse era uma fazenda antiga escondida num buraco até difícil de achar no mapa chamado Dun-Le-Poëlier, o mesmo nome que o B&B. As suítes e o banheirão ficavam também separados da casa e ainda ofereciam uma piscina aquecida. Esse já era um B&B um pouco mais caro, 90 euros o quarto por noite, mas vale à pena. E a minha sogra que adora fazendas, se apaixonou. Vale dizer, por isso, que se o visitante não gosta de fazendas, animais como cisnes, patos, galinhas, gato e cachorro andando solto pelo lugar e tem medo de teias de aranhas e suas donas, melhor nem arriscar! Além de que, por ser um lugar remoto, não dá para se fazer muita coisa além de relaxar e curtir o lugar.

E agora que eu cheguei ao final das minhas dicas, eu também cheguei ao final das minhas férias. Amanhã estou de volta ao trabalho de novo e o filhote volta pra creche.
Estou totalmente fora do ritmo, acho que até o próximo finde, eu estarei precisando férias de novo...

Fui!

Nenhum comentário: