segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dicas de lugares para se visitar na Holanda

Volta e meia alguém me pede dicas de lugares (românticos) na Holanda para visitar ou passar um fim de semana. Resolví então fazer uma pequena lista com dicas de lugares diferentes e menos conhecidos dos que os famosos pontos turísticos como Amsterdam, Den Haag (Haia), Rotterdam (so not romantic!). Além disso, a lista incluí vilarejos e não somente cidades grandes, com diversidades como história & natureza, ambiente romântico e shopping.

Para quem procura um passeio diferente na Holanda, aqui vão algumas dicas:

Valkenburg:

Escolhida diversas vezes pelos próprios Holandeses como a cidadezinha mais bonita da Holanda. É rica em história, ambiente romântico com direito a vários passeios e tem bons restaurantes. Só de passear pelas ruas do vilarejo que fica há alguns quilômetros de Maastricht já é bastante aconchegante. Valkenburg é uma boa pedida durante o ano inteiro, até mesmo na época de Natal (com direito ao Mercado Natalino dentro das grutas!), já que durante o inverno é um lugar bastante romântico e que atiça a vontade de tomar um chocolate quente com chantilly à beira de uma lareira...




Maastricht:

Maastricht é cidade grande para as definições Holandesas e tem uma população de aproximadamente 118.000 habitantes. É famosa por sua gastronomia, por suas lojas e pela sua arquitetura. Além disso, é junto com Nijmegen, a cidade mais velha da Holanda.
É um ótimo lugar também para se visitar, assim como suas vizinhanças (por ex. Valkenburg) durante o ano inteiro.

Uma pequena dica pessoal. Dois dos meus lugares preferidos em Maastricht são a livraria da Selexys numa antiga igrega Domenicana e o ‘mercado de comida’ com várias ‘lojinhas’ de comida em que você pode experimentar um pouco de tudo (além também de seguir workshops de cozinha).

- A livraria
- mercado de comida




Detalhe: Todo mundo conhece a história dos 3 mosqueteiros e todo mundo conhece D’artgnan, mas sabiam que D’artagnan morreu numa batalha em Maastricht?

Ilhas do mar do norte: Texel, Terschelling..

Para quem gosta de praia mesmo com água fria, as ilhas do mar do Norte são a grande pedida. Elas são legais para fazer passeios e andar pelas dunas.


Terschelling

Giethoorn:
É um vilarejo bem pequeno, mas é bem conhecido como A Veneza da Holanda. É um lugar cheio de canais e casas típicas e com acomodações à moda antiga. Essa dica é para quem procura um lugar pequeno e tipicamente Holandês para fazer passeiozinhos de barco e passar um fim de semana fora.


Delft:
Delft é um dos lugares mais turísticos Holandeses e basta você passear pela cidade vilha que você inspira a época dos grandes pintores Holandeses como Rembrandt e Johannes Vermeer (famoso pela pintura da ‘Moça com brincos de pérolas”). Além disso, foi aqui que o ‘fundador’ (não tensionado) da Holanda codinome Willem van Oranje foi assassinado e onde há também a catedral onde todos os falecidos membros da família real estão enterrados.


Vaals - drielandenpunt:
Vaals - O Ponto onde os 3 países se encontram 'Bélgica, Holanda e Alemanha' é um pequeno vilarejo e legal para fazer caminhadas ou passeios de bicicleta durante a primavera e verão.



Nijmegen:
A cidade mais antiga da Holanda com mais de 2000 anos é legal para passear e fazer shopping. Durante o verão é ótimo sentar num café ao pé do Waalkade e admirar a paisagem.


Franeker:
Um vilarejo pequeno de 13.000 habitantes na província de Friesland e é famosa por ser um dos vilarejos da famosa competição de patinação no gelo ao ar livre conhecida como Elfstedentocht.



Middelburg:
Uma das cidades conhecidas por sua beleza, mas não tanto turística quantos outras cidades mais famosas na Holanda. Middelburg também não é uma grande cidade com os seus 40.000 habitantes, mas oferece várias opções de lazer e passeio para além da cidade que se encontra na província de Zeeland. Durante o verão essa é a província mais visitada da Holanda pelos Holandeses, por que oferece também bastante passeios de natureza e praia para quem gosta de uma (mesmo que para o gosto Brasileiro, a água seja sempre gelada o ano inteiro!...)





E por último, uma dica nas redondezas de Middelburg...

Veere:
É um encantadora antiga cidadezinha portuária. Também para quem gosta de fazer passeios de barco...





Enfim, isso foram algumas das minhas dicas de lugares (não todos famosos) para se visitar na Holanda.

Falta agora eu fazer uma lista de lugares na Bélgica para se visitar, mas essa fica para uma próxima!

Para quem seguir alguma dica, bom proveito e me diga depois o que achou! ;)
Fui!

3 comentários:

Monica Peres disse...

Orimo, para variar!

btw, eu assisti o vídeo do S, num misto de arrastar, engatinhar e nadar borboleta - hahaha, o máximo!

Ainda lembro do meu filhote assim, que nem o S., só que ele já fez 16 anos e tem 1.91m

passa rápido!
beijo

Diet Mum disse...

Adorei a lista... E me fez lembrar que mesmo tendo morado dois anos na Holanda, nao passeei tanto como eu queria. :(
Enfim, so achei que faltou Breda... Nao sei se porque era onde nos costumavamos ir com a turma do trabalho, e eu tenho otimas recordacoes... Mas acho Breda linda, linda!
Lelya

PS: Acho que Valkenburg esta em numero um na minha lista. Nao apenas foi onde passamos nosso primeiro Natal juntos, a cidade tem um astral joia!

Holandesa disse...

Oi Lelya,

Concordo com vc, Breda com certeza também é uma boa pedida!
E Valkenburg tb está em primeiro na minha lista. Já fui lá 2 vezes e adorei!