segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fechando um capítulo e começando outro...

Sexta-feira foi o meu último dia na PH. Fui entregar todos os pertences da empresa.
Vou logo dizer que foi algo bastante bizarro. Primeiro por que na regra geral as empresas sempre fazem o que eles chamam de 'Exit Gesprek' (conversa de saída). Nessa conversa a intenção é também que você saia da empresa sem rancores ou opiniões negativas sobre ela.

Eu não tive conversa nenhuma. Meu gerente do departamento de recursos humanos eu só encontrei uma vez e foi já quando eu estava negociando o contrato no meu novo emprego e decidida a sair. Dalí em diante só foi mandar por e-mail a minha decisão de sair da empresa e desde então, o que já era impessoal ficou mais impessoal ainda. Entreguei todos os meus pertences a uma secretária que eu nem sequer conhecia. E de lá, ela me acompanhou até porta de saída (isso por que a porta só se abre com um cartão da empresa) e me desejou um 'boa sorte'.

Como eu já disse. Tudo bastante impessoal. E por incrível que pareça, eu não me incomodo com isso, por que a partir do momento que eu tomo uma decisão o que eu mais quero é me concentrar no meu novo objetivo. Quero mesmo deixar para trás o que se deve deixar para trás.
Talvez por isso, mas também por outros motivos, eu não me importo além do ponto de achar a situação bizarra. Verdade é que, mesmo com uma última conversa de despedida, a minha opinião sobre a empresa pouco mudaria. Mesmo com a minha saída e de toda a confusão, das 'agendas escondidas', da burocracia e reorganizações, eu me atrevo a dizer que continuo gostando da tal empresa e posso dizer que tive 5 bons anos lá.

No entanto, eu me sinto mais leve e satisfeita com a minha escolha. O motivo disso é provavelmente reconhecer que - por falta de confiança entre eles no Vendedor de Carros (que pegou o lugar do meu chefe de uma forma suja) - eu não conseguiria seguir motivada com o meu trabalho. Ainda mais na função bunda que ele tinha me oferecido. Se eu continuasse lá, eu não estaria sendo íntegra comigo mesmo.

Por sinal, para fechar de fato com o capítulo da ex-empresa e das histórias do personagem 'Vendedor de Carros' eu vou contar a última peripécia & pérola deste indivíduo.

Quando eu mandei o meu e-mail no sábado de manhã comunicando que rejeitava a função oferecida, justificando os meus pontos de uma forma profissionalmente correta e agradecendo também pela oportunidade, no mesmo fim de semana eu recebi uma resposta do chefe do Vendedor de Carros (o manda-chuvas) dizendo que ele entendia a minha escolha e agradecendo a minha explicação. O outro gerente para quem eu iria trabalhar na tal função também respondeu sem problemas. Ambos no próprio fim de semana.
Eis que Vendedor de Carros só leu o meu e-mail na segunda-feira (ele também costuma ler nos findes) durante um workshop no fornecedor só com pessoas importantes. Uma colega/amiga minha estava presente e ela disse que viu na hora que ele leu o meu e-mail e disse que ele embranqueceu como se tivessem jogado uma balde com gelo em cima dele.

Na visão dele ele tinha mexido os pauzinhos nele e me colocado numa função em que ele poderia me manipular e pensou que eu aceitaria numa boa (talvez por desespero?). Na mesma hora ele se virou para o diretor da empresa e foi se queixar de 'como eu me atrevia a dizer 'não' pra ele e blábláblá'. Nunca, em momento algum, ele pensou em ver a questão do meu lado. Só pensava nele mesmo.
O mais legal foi o tal diretor se virar para ele e dizer: "Get over it!"...

Eu acho que fazia muito tempo que eu não tinha rido tanto na empresa quando eu soube dessa cena toda.

Um pequeno detalhe e obviamente esperado da minha parte foi que ele nunca respondeu o meu e-mail. Não me disse nenhum tchau, até logo ou boa sorte. Nada.  E pouco me importa, para ser sincera. Não mudaria nada mesmo.

O que valeu foi ver a reação de outros colegas, gerentes, clientes e fornecedores saberem da minha decisão. Aquilo sim é o que eu chamo de um 'egotrip'!...

E depois de ter fechado este capítulo final na ex-empresa, eu comecei hoje oficialmente um novo capítulo. Meu primeiro dia na empresa nova foi, de fato, muito legal.
Fui muito bem recebida. Ainda mais na semana passada quando eu fui para a França participar do início do maior projeto mundial da empresa.

Vocês não imaginam como eu cheguei em casa cheia de energia e de um sorriso de canto à canto!

Vamos agora esperar para que continue assim...


PS: A foto no título do blog é do castelo de Chantilly que fica bem próximo do escritório da 'caixa-prego'  Francesa...

5 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Lamentável a reacao do vendedor de carros - nessa hora se vê quem é profissional mesmo!
E shoooow o novo desafio: muito sucesso!!! :-D
Beijocas, Angie

Marcia disse...

Parabéns pelo novo emprego. Que bom que correu tudo bem e que o teu coração está leve e batendo a todo vapor para este recomeço.
Você sabe que vai dar tudo certo, né?
Beijos!

Valerie disse...

Não ligue mesmo pra pessoas que no fundo estão com inveja. Siga em frente, feliz como está. E com a visão de um castelo e paisagem dessas já vale a viagem, nao é mesmo? De novo Parabéns, beijos

lilian moreira disse...

Olá Holandesa,
Gostaria de ver a cara do Vendedor de Carros. IMPAGÁVEL.
Boa sorte nesta nova fase da sua vida.
Beijos.

eliecy disse...

Temos que ter e saber a hora de mudar!!! Não estou saindo da empresa, mas mudando de setor. Agora vou poder ficar todos os dias em casa, ser uma pessoa "normal", não irei viajar toda semana. Depois de 15 anos na mesma função vou fazer algo diferente. É isso aí, sorte para nós.