segunda-feira, 8 de junho de 2009

Melhor em casa do que na rua?...

Numa conversinha sobre cigarros e bebidas...

Minha cunhada: Ah! Basta você pedir para o tio legal, que ele te dá o cigarro...
Eu, num tom óbvio de desaprovação: Pois esse tio “legal” está errado!
Ela me olha incrédula, como se eu a tivesse insultado ou alguém da sua família: Better thuis dan op straat! (melhor fazer em casa do que na rua)...

Vejam que a minha cunhada, hoje em dia com 28 anos, aprendeu a fumar lá pelos 12 à 14 anos quando um tio “legal” lhe deu cigarros para fumar.
Ela diz que ele não a ofereceu, que não ficava esfregando na cara dela, o erro foi dela que “pediu” e ele “obedeceu”. (!)
Eis que a desculpa de muitos Holandeses é que, os jovens vão fazer do mesmo jeito, então melhor fazer em casa do que na rua onde eles, os adultos “legais”, podem controlar (?) e ver o que os filhos fazem.

Essa mesma desculpa eles dão para introduzir alcoól para os filhos. Por que se proibirem, os filhos vão fazer “na rua”.
Mas, gente, se eles podem em casa, o que os ímpede de beber e fumar na rua também? Como os adultos vão controlar isso? E cadê os limites?

E sabem o que é pior? Sabem aquele papo de testamento e a conversa “entre capins” que tive com a minha irmã? (2 posts abaixo). Pois bem, eu e o meu marido iniciamos a conversa. Meu marido acha que poderíamos colocar o irmão dele e a minha cunhada como responsáveis pelo nosso filho no pior dos acontecimentos.
Por mais que eu goste dos meus cunhados, meu estômago deu 3 voltas e eu não concordo com essa escolha.
Não que eu queira colocar a minha família superior do que a dele, maaaas, a família dele toooda fuma. Ele é a única exceção! E eu sou daquelas que detesta-não-suporta-e-odeia cigarros. Além disso, existem casos de abuso alcoólico na família dele. Outra coisa que eu repugno terminantemente!

Sério, hoje em dia já é tão difícil educar e proteger uma criança para não ir pro lado errado e ainda tem um tio ou tia que "facilita(ria)" a introdução de um vício? Que definição é essa de tio, tia "legal"?
Agora me falem, como é que eu iria "descansar em paz" sabendo que meu filho ficaria nas mãos de quem, obviamente, não tem as mesmas normas e valores que eu prezo??!
*
*
*

2 comentários:

Anônimo disse...

Holandesa, já que vc tocou no assunto sobre vícios, gostaria de saber seu ponto de vista sobre a questão do uso da maconha na holanda (assunto batido eu sei tb). Ok, ok... sei que toda uma vida cultural diferente da nossa brasileiros, mas ainda assim gostaria de saber como vc vê e lida com esse fato.

Grata

Madelaine

Marcia-Rotterdam disse...

Afffff, é cada coisa que você escuta por aí...eu li hoje mesmo no jornal uma campanha do instituto Trimbos sobre o perigo de se oferecer álcool a crianças em casa! E esse povo é muito leniente com cigarro, tenho que aguentar essa chorumela desses butecos que querem deixar o povo fumar dentro, tenho que ficar vendo meninas novinhas, lindas e com cigarrinho na mão, um horror.
Sem querer interferir no seu assunto pessoal, mas já que você o trouxe para o blog, eu acho que uma de suas irmãs deveria ser a responsável pela guarda do Sven, já que elas te honraram com a guarda dos filhos delas caso algo aconteça com elas (toc toc toc!!).