domingo, 28 de dezembro de 2008

Mais do mesmo...

Teste O'Sullivan:
Na semana antes de entrar de férias, a empresa onde eu trabalho ofereceu um exame médico voluntário para todos os empregados. O exame constava de vários testes entre eles o de vista, pressão e de sangue. Eu, como sempre fui à favor de exames de prevenção, fiz e pedí então que, assim que soubessem o resultado e que se houvesse algo de importante devido a minha gravidez, que eles me avisassem o mais rápido possível. Dito e feito. Dia 24, véspera de Natal, o médico da empresa me liga às 9hrs da manhã para dizer que eu estava com a taxa de açúcar alta (8.8 - enquanto o máximo aceitável é 7.0) e me aconselhou ir ao médico o mais rápido possível para mais exames. No mesmo dia eu tinha consulta com a obstetriz e passei o resultado do meu exame de sangue pra ela. Na mesma hora ela resolveu furar o meu dedo e medir o açúcar de novo, já que o exame anterior foi feito 20 min depois do meu almoço e quando eu estava com ela já fazia 1hr e meia que eu tinha tomado o café da manhã. E o resultado foi 7.7, ou seja, ainda estava alto. Para ter certeza se estou ou não com diabetes gestacional, ela me indicou ir ao hospital para fazer um exame de sangue chamado de O'Sullivan.

Eu nunca tinha ouvido falar desse teste, mas dizem que é um exame bastante comum para gestantes. Eu terei que me apresentar amanhã na policlínica, onde eu terei que tomar uma quantidade de um líquido extremamente adocicado e exatamente depois de uma hora (de espera), eles vão tirar o meu sangue. Se o resultado não for "bom", eu provavelmente terei que fazer novamente, mas na 2a vez será em jejum e eles irão tirar o meu sangue duas vezes (1hr e 2hr depois do líquido ingerido). Se for constatado 'diabetes gestacional', eu deverei seguir uma dieta especial e dependendo do grau da diabetes, eu serei transferida dos cuidados da obstretriz à um ginecologista. Além disso, meu parto receberá indicação médica hospitalar, ou seja, mesmo que eu quizesse ter o parto em casa (nunca quiz mesmo!), eu sou obrigada a ter no hospital devido à riscos com relação ao bebê (após o parto).

E o bebê?
No momento, por mais que eu esteja com a taxa de açúcar elevada (e já tenha ajustado a minha alimentação por causa disso!), nem a obstetriz, nem eu e nem Amore acreditamos que seja algo para ficar alarmada. Claro que quando você escuta uma notícia dessas, qualquer pessoa ficaria preocupada, mas depois de verificarmos os outros dados como o meu aumento de peso, o crescimento do bebê e a minha pressão, todos nós ficamos mais calmos. A obstetriz olhou a minha ficha e desde da minha primeira pesagem - com 10 semanas de gravidez até agora (semana 32 - início do 8a mês) eu só engordei 8 quilos! E a média aconselhada até o final da gravidez são 12 quilos... Em caso de diabetes, geralmente a mulher "dispara" no aumento de peso, o que não é o meu caso. Além disso, as medidas do bebê estão também de acordo com o período da minha gestação e nada acima do normal. E por último, a minha pressão continua ótima (12 por 7). Então, no momento, não parece que eu seja um caso de risco (alto) no momento. Só terei que tomar maiores cuidados com a alimentação e que sinceramente, não está sendo (no momento!) problema nenhum!...

O fogo vai ser no chá de bebê quando terei salgadinhos e docinhos Brasileiros, além de uma torta maravilhosa que estou pensando em fazer! :s...

E por falar em torta...
Eu adoro e acho lindodivinoemaravilhoso tortas de todos os tipos! Principalmente aquelas com decoração "de festa". Pesquisei na net alguns "modelos" para tirar inspiração e fiquei babando! Não sei qual é a mais bonita!
Sei que a minha não ficará assim tão supimpa, mas eu sei que com a ajuda da minha irmã mais velha (ótima cozinheira e doceira!) e da minha mãe (mãos de ouro!), que a nossa versão também ficará legal!

E aí qual é mais "bonita" na opinião de vocês???! :D


nr 1


nr 2


nr 3


nr 4


nr 5


nr 6


nr 7


nr 8


nr 9


nr 10


nr 11


nr 12


nr 13


nr 14


nr 15

ps: claro que as versões "rosas" seriam adaptados para uma versão "verde ou azul"... ;)

6 comentários:

Ana disse...

Holandesa, essa do açucar nao vai ser nada podes crer, vc nao engordou, nao tah com a pressao alta, mas nao custa dar uma segurada no açucar (se jah nao é o caso) que sei que esse exame do suquinho açucarado nao vai dar nada.

Bom, os bolos sao todos lindos, mas eliminaria aqueles que tem um bebêzinho e aquele da lua que parece uma banana usando uma camisinha :-), nao gostei. Gostei do 3, 4, 5, 6, 9 (aqueles dos presentes e do cavalinho), 10, 11 (sem o bebê, mas pode botar um urso), 12, 13, 14...mas depende do numero de convivas, porque tem bolo ali de 3 andares... os que maissss gostei foram do 13 e do 14 (o dos ursos :-) Beijocas e boa segunda.

Anônimo disse...

Oi Holandesa!!!

Primeiro, Feliz Natal atrasado!!!Espero que vc tenha tido um tempo maravilhoso ao lado da sua familia. Segundo, quanto bolo bonito numa pagina soh, dificil mesmo de escolher!!Vou ter que pensar um pouco para dar a minha opiniao rsrs. Olha quanto a diabete gestacional, relaxa, pode ser nada, eu tive que fazer o teste 2 vezes, e no final deu negativo, e como vc tambem nao engordei muito, total 13 kgs. Vai dar certo.
beijo grande,

Celia Snowdon

Nadja Kari disse...

Eu amei as versões 11, a 2 e a 3!!!!Lindas demais!!!
Estou aqui para te desejar um maravilhoso 2009 e principalmente em relação ao nene , que continue tudo certissimo!!!!

Anônimo disse...

Depois me conta do exame porque fiquei preocupada. Os bolos são LINDOS, difícil de escolher.

O nº 9 é a cara de um chá de bebê!Gostei do nº 3 também.

Um beijo pra você, festinha nos gatos e um abraço pro marido!

Anônimo disse...

2 ou 12, para dar sorte e o Zé Amorequinho nascer dorminhoco.
E com chocolate por dentro!!!
Beijo e boas entradas nesse seu ano 1 como mamãe.

Marcia-Rotterdam disse...

Gosto do primeiro e do último e gosto da idéia do estilo cupcakes! Eu tenho uma amiga em Apeldoorn que faz bolos assim - e são uma diliça também!
Não se preocupe com o exame, uma amiga teve diabetes na gravidez, seguiu uma dieta especial e tudo deu certo. No fim o bebê dela nasceu de cesariana, mas não acho que foi por causa da diabetes
(isso foi na Irlanda). E depois que o bebê nasce, volta tudo ao normal.
Abs