terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como diria o Raul: Pegue o seu banquinho...

Hoje foi a reunião com o gerente de RH e o meu gerente-gente-boa para dizer que a minha função deixará de existir a partir do dia 1 de fevereiro.


Recebi uma pastinha com a carta oficial, o plano social (diga-se: o pacote de ‘retirada’) e informações de como será o processo de aplicação para as novas vagas.

Lí e relí até os artigos de direito. Fiquei com uma dor de cabeça de cão.

[Vou falar aqui como será o processo por que pode ser informativo para outros também já que é baseado nos direitos e na lei Holandesa].

Aqui na empresa o ‘facão’ vai rolar assim:

A partir de amanhã à noite todas as vagas serão publicadas no site interno da empresa. Serão 3 semanas para reagir e mandar o seu currículo. Um recruta irá fazer a primeira seleção dos currículos e os selecionados serão convidados para fazer uma (ou mais) entrevista(s) com um recruta e o gerente da tal função/departamento. Só no final de fevereiro é que as pessoas saberão quem tem emprego ou não. Quem ‘sobrou’ eles vão tentar achar uma função de acordo com as capacidades e da atual faixa de salário. Se conseguirem uma função e o empregado aceitar, parabéns! Senão,... vá pegando o seu banquinho...

O prazo é até agosto. Se até lá não conseguirem nada, o processo de demissão é colocado em ativo.

De acordo com a lei Holandesa, tem uma fórmula para se calcular o valor da indenização da qual o empregado tem direito. A fórmula é: A x B x C.

Onde A é baseado no número de anos de trabalho na empresa. Cada ano que o empregado trabalha na empresa antes dos 35 anos conta como 0,5. Cada ano trabalhado na empresa entre 35 – 45 anos conta como 1. Cada ano entre 45-55 anos conta como 1,5 e acima dessa idade conta como 2.

A letra B na fórmula representa ‘salário’. O salário bruto mensal no termino do contrato.

E a letra C: um indíce de correção. (Que no nosso caso foi determinado como 1).

Ou seja, fazendo esse cálculo dá para saber qual vai ser o valor que o empregado tem direito à indenização de acordo com a lei Holandesa (e também o CAO* da empresa). O resultado dessa conta é um valor bruto da onde o Leão Holandês engolirá numa tacada só 52% do que você tem direito. Ou seja, para aqueles que ficam entusiasmados com o número na folha, ficarão decepcionados com o valor verdadeiro na conta.

Talvez dê pra ficar mais empolgado se saber que empresa pagará também um ‘estímulo’ de retirada. Se você resolver pegar o seu banquinho por sí só, eles pagarão uma indenização para cada mes (completo) entre a data prevista de demissão (agosto) e o mês que o empregado voluntariamente pedir sua demissão. Essa indenização seria 50% do salário mensal. Ou seja, se eu pedir minha demissão agora e aceitar o pacote, eles pagarão ainda o adicional de 50% do meu salário até agosto.  [Esse detalhe do pacote é oferecido especificamente pela empresa. Não é baseado em lei].

Fora isso, a empresa é obrigada a ajudar a arranjar outro emprego dentro ou fora da empresa. Para isso, ela fornecerá até treinamento e cursos bancados por ela mesma. Mas, esse regulamento não é válido para funcionários que pedirem suas demissões.

Diga-se de passagem que, se um empregado não conseguir uma vaga e dificultar o processo de conseguir um outro emprego, a empresa pode pedir para se ‘desfazer’ da pessoa antes do prazo estipulado. Além de que também poderá afetar no valor da indenização...

Agora eu estou aqui. Me preparando para fazer um update do meu currículo. Me preparando que terei que encarar várias entrevistas de novo. Competir por uma vaga com colegas que eu gosto (e outros nem tanto assim...). Estudar as vagas que eu achar interessante. Achar motivação para perguntas chatas, muito chatas. E o pior é saber que isso tudo vai durar semanas, meses até, num clima muuuito fatídico.

Ah! Eu já disse aqui que foi aconselhado aos quatro cantos da empresa pra todos arriscarem um emprego na nossa área? Ou seja, nas funções que foram criadas para substituir as nossas atuais. Imaginem o desespero e a concorrência? Acho que esse deve ser o variante do Vestibular na Holanda...

Será que vou finalmente escutar o meu nome sair na rádio, heim??!...

--------------------------------------------------------------------------------

*O CAO é um acordo aprovado da empresa, governo e sindicato onde pode ter variações da lei válidas para a empresa ou empresas do mesmo setor.

4 comentários:

Rose*Lisa*Sarah disse...

Poxa Holandesa,

que chato, espero que você encontre uma vaga logo e que seja um avanço na sua carreira.

no setor do Anderson, ainda vão esperar mais uns dias para o corte, essa incerteza é pior ainda.

Boa sorte, espero que você encontre algo melhor e rápido.

Joaninha Bacana disse...

Que meleca!!! Odeeeeeeio entrevistas de empresa, odeio atualizar currículo. De qualquer maneira, às vezes essas situacoes chatas sao o empurrao que se precisa para mudanças boas!!! Sucesso, e que tudo dê certo!
Beijocas, Angie

Anônimo disse...

Feliz Aniversário! Desejo tudo de bom pra vc! Beijos

Line disse...

Pôxa Holandesa,

Que situação!
Imagino a sua ansiedade...porque de uma forma ou de outra as coisas vão se resolver, mas até isso acontecer...

Minha empresa também está passando por muitas mudanças, muita gente sendo mandada embora e duas filiais estão fechando. Vamos também ter que deixar o prédio comercial alugado, e nos amontoar no escritório central, que fica no cu do mundo!
E com todas essas demissões, a nossa carga de trabalho que já era grande, acabou triplicando, porque acabamos acumulando funções...

Temo pelos próximos meses, e ando numa ansiedade tão grande que mal consigo dormir. A empresa do meu marid está mal também, e nós "acabamos" de comprar uma casa! :S
Força aí!
Beijos!