quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sobre livros...

Lí vários livros ultimamente, vamos a uma recapitulação:

- Dan Brown - Het Verloren Symbool (O Símbolo Perdido)


Sou fã de Dan Brown, fiquei fissurada e viciada no Código DaVinci e Anjos e Demônios, mas dessa vez, o efeito não foi o mesmo. Eu adoro o personagem do professor Langdon, descrito como um homem inteligente e charmoso, mas não como lindodivinoemaravilhoso, musculoso, parente do Ken. Ou seja, mais o meu estilo de homem, se é que vocês me entendem.

E por mais que eu continue gostando do personagem, esse terceiro livro não teve a mesma emoção ou a agonia fantástica que querer passar a noite em branco pra descobrir o que vai acontecer a seguir. Teve sim, trechos, como quando ele é preso num caixote tipo túmulo e começam a encher com um líquido até ele não poder respirar mais. Eu mesma naquela hora cheguei a prender a respiração! O medo do afogamento e como foi descrito, deu aquela agonia que só quando um escritor escrevem bem mesmo, bem pra valer, é que você sente. Mas, tirando trechos como aquele, o resto do livro foi 'leve demais' comparado com os dois primeiro livros da série.

E o pior, eu já tinha matado a charada de onde o segredo estaria escondido no primeiro capítulo! E vejam bem, se eu já descobrí o segredo que é a chave num livro de suspense logo de início, o livro automaticamente acaba perdendo uns 20 pontos na hora.

Além disso, eu já fui a Washington. Eu gostei de lá, sendo que o que mais me impressionou na cidade foram os monumentos dos ex-presidentes, mas mais ainda o cemitério de Arlington*,

[* eu sei, eu sou estranha. Detesto filmes de terror. Mas, sou meia mórbida por achar cemitérios interessantes. Devo ter vagado muito neles em alguma vida passada pra gostar. Ou então, fui coveira, sei lá!...]

Mas, a cidade não me tocou assim à ponto de ficar encantada, muito menos através do livro.
Para completar, eu achei que o livro enrolou muito no final. Já tinha capítulo demais ao meu ver. Já não tinha mais emoção nenhuma.

No final, eu fiquei meio que desapontada. Se fosse pra dar uma nota de 1 à 5, eu daria 3.
E mesmo assim, se sair mais um livro da série eu sei que vou ler, por que como eu disse logo no início, eu gostei do personagem.

Depois de O Símbolo Perdido, eu lí o segundo e o último livro da Triologia da Chave da Nora Roberts "A Chave do Conhecimento" e "A Chave do Valor", já que eu já tinha lido o primeiro "A Chave da Luz". São romances com um tiquinho de misticismo, fantasia e mistério. Água com açúcar, mas legalzinho pra se ler, principalmente quando não se quer gastar neurônios (como eu)!

E nesse meio-tempo também lí um da Zibia Gasparetto: Quando Chega a Hora.
Achei bonzinho, mas não achei o melhor como muitos dizem por aí!

Eu ainda tenho mais um dela para ler (Vencendo o Passado), também está bem cotado. Mas, no momento eu estou lendo The Hunger Games da Suzanne Collins.

Até hoje eu não vi um comentário ruim sobre este livro, na verdade, só vi o contrário e muitos, muitos votos de livro excelente.

E vejam bem, eu não sou lá chegada à (leia-se: não gosto de) livros de fícção científica, muito menos de adolescente, mas esse tá bem interessante e diferente.
A estória está bem descrita e no final das contas, você acaba gostando, ficando curioso (a).
A pergunta agora é se a escritora soube manter o clima até o final, mas pelas resenhas, eu acho que eu já sei a resposta...
Inté!

Nenhum comentário: