segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pode ser ou tá difícil?...

Semana passada eu organizei o jantar de despedida de um externo que trabalhou 1 ano e meio aqui na empresa. Na verdade, eu fui contratada para substituí-lo. Ou seja, depois da transferência de responsabilidades e coisa e tal, eu passei a ser a chefe dele e ele continuou fazendo algumas tarefas/projetos pra mim.

Ele ajudou muito o chefe Darth Vader a montar o departamento do zero no ano passado. Na função dele de arquiteto ele fez um ótimo trabalho. Mas, infelizmente, para outras tarefas como líder de projeto e gerente de time ele cometeu as suas gafes. Por causa disso, o Darth Vader ficou revoltado e quiz se livrar dele quase que imediatamente deixando todos os pepinos e mais trabalho pra mim.

Enfim, como gerente do cara eu fui fiz a minha parte. Organizei o jantar, fiz reserva no restaurante, mandei o convite e a equipe quiz fazer uma vaquinha e comprar um presente de despedida para ele.
Eu perguntei para o Darth Vader como as despedidas são organizadas na empresa. Ele disse que para externos esses eventos são organizados de forma 'simples'. Nem um detalhe a mais.

Quando ele recebeu o convite e sobre a contribuição para o presente (no valor de €3,50 por pessoa), diz o outro colega no nosso time de gerência que ele explodiu. Chamou palavrões, disse que tinha explicado para mim que não se fazia nada e blábláblá... Detalhe: eu já falei antes que ele é agressivo? Que uma vez numa discursão, ele furou o laptop com uma caneta de tanta raiva? Outra vez, quando um contrato com um fornecedor ainda não tinha sido assinado, ele deu um chute na mesa da secretária que ficou a marca do sapato na mesa... Imaginei o que é trabalhar com um chefe agressivo assim?!

Quando eu fiquei sabendo da explosão, eu fui falar com ele e disse que deveria estar acontecendo algum problema de comunicação. Ele disse que não se comprava presente (como se fosse a empresa que fosse bancar), eu disse que fui o time que quiz comprar algo e que todo mundo quiz contribuir, mas que ninguém era obrigado (me referindo a ele) a fazer. Ele foi e jogou aos mãos pra cima e disse que isso iria gerar expectativas nos outros externos na hora que eles fossem embora... Respondí que eu entendia o ponto de vista e da preocupação dele, mas que o time parecia bem consciente da situação e por isso cada um fez uma contribuição. Ele se rendeu...mas, ele detesta perder a razão o que era bem visível na cara dele.  E por causa disso, ele tenta estragar o 'espírito do time' (consciente ou inconscientemente).

O mais engraçado foi que ele adicionou mais nomes a lista de participantes do jantar e disse que seria como o jantar do time de fim de ano. Porém ele não falou nada pra ninguém e as pessoas extras que ele convidou acabaram por não ir.

Fomos ao jantar, eu fiz um speech curto e light e passei a palavra pra ele (já que ele adora ser visto como o poderoso chefão, eu sabia que o minuto de fama  iria acareciar o ego dele). Impressionante como o mesmo homem que queimou o externo, fez um discursso loooongo e cheio de agradecimento como se não tivesse sido pela contribuição do externo, ele (Darth Vader) não teria conseguido montar o departamento.

Antes do jantar, ele falou que cada um tinha que pagar a sua própria conta (e olha que era para ser o jantar de final de ano da empresa de acordo com os planos não-comunicado dele!), mas no final da noite, ele se levantou e foi pagar a conta. Há várias interpretações para o comportamento dele. Uns dizem que foi por que ele gostou do jantar e por que ganhou bastante atenção para o seu ego. Outros dizem que foi por uma questão da vergonha que ele passaria se ele fosse cobrar.

No final das contas, ele é uma pessoa impulsiva e agressiva. Não é à toa que ele está fazendo um curso de 'anger management'. Porém, como diz o colega gerente Inglês. Será que a empresa é reembolsada se o curso falha? Por que até agora, ainda não surtiu o efeito...

8 comentários:

Line disse...

Puxa, que difícil trabalhar com uma pessoa assim! O pior é quando a gente não consegue deixar os pepinos na empresa e acaba levando esses “desaforos” pra casa depois do expediente. Eu fui assim durante muito tempo, demorou, mas depois aprendi.

Meu ex chefe não era agressivo a esse ponto, mas era bastante impulsivo. Mudava de ideia toda hora, dizia uma coisa e depois mudava de opinião e dizia que eu é que não tinha entendido direito. Andava pra lá e pra cá na empresa que nem um furação, parecia que o mundo estava sempre acabando. Eu dizia que um procedimento tinha que ser aprovado até as 17h numa sexta-feira senão teríamos que parar a operação no final de semana, e ele respondia “I don’t give a shit about it”. Hoje eu rio, mas antes morria de raiva!

Muita calma nessa hora!
Beijos e boa semana!

Eliana disse...

"Satisfação garantida ou o seu dinheiro de volta" rs...Agora este seu chefe é um perigo à solta, hein? Uma bomba relógio ambulante! Pior, perde tempo com picuínha, né? Se já estava tudo organizado, por que se incomodar com os detalhes?!?! Só acho que para "chefes" do tipo dele, no atual mercado, tem cada vez menos espaço. Boa semana.

Anônimo disse...

Esse comentário do colega inglês foi clássico!! :-)

Paula disse...

Ele deve ser muito infeliz.
Acredito que pesssoas infelizes com a vida pessoal tornam-se amargas, algumas agressivas e quase todas invejam o "sucesso" alheio. Ele parece ter ficado mordido com o grupo prestigiando o colega.

Sou da teoria que ele teve o ego massageado e ficou momentaneamente feliz, decidindo assim pagar a conta.
Tem que ter mto jogo de cintura p lidar com gente assim no dia a dia. Te desejo muita presença de espírito p saber lidar. Bjs!

Anônimo disse...

Sorte dele estar na Holanda, aqui (EUA) ja teria sido preso e processado!

Angeles

lilian moreira disse...

Olá Holandesa!
Seu chefe é uma bomba ambulante, podendo explodir a qualquer momento. Qualquer hora dessa, faz um post contando como você consegue trabalhar com ele.

Tudo de bom pra você.

Adriana disse...

Moça, admiro você pela sua capacidade de contornar problemas de relacionamento. Enquanto eu lia o seu relato, fiquei pensando em como eu agiria. Certamente não com a mesma sabedoria.

Beijos

Anônimo disse...

Se ele está fazendo curso de controlo de agressividade é porque reconhece que tem um problema e está tentando resolver. Ajude :)