terça-feira, 15 de maio de 2012

Livros e vícios...

Trilha sonora: It's all about the money....

Provavelmente eu sou uma das últimas pessoas a ler (e me viciar n)a série do Milénio do Stieg Larsson.

Durante o fim de semana eu devorei o 2o livro. Marido notou que eu não conseguia nem dormir de tanta ansiedade (ou agonia!) para terminar a estoria.

Eu tenho isso. Quando me prendo num livro, eu mostro todos os sintomas de uma viciada, dependente. Não consigo e não quero largar a estória. Tenho ataque de ansiedade para terminar o livro e tenho outro ataque quando eu chego ao fim.

Reconhecem isso?!

Agora eu comecei a ler o 3o e último livro disponível da série. O escritor tinha previsto escrever 10 livros sobre a Salander, a personagem central do livro. Diga-se de passagem, Stieg escrevia maravilhosamente bem. E seus livros são uma obra-de-arte. Mas, infelizmente, ele faleceu em 2004 antes de terminar a série.

Na minha mente, a vida (e a morte, for that matter) ocorrem na base de alguma lógica. Muitas vezes essa lógica parece visível, compreensível, outras vezes não. E por vezes, eu mesmo questiono se realmente existe alguma lógica entre a vida e a morte.

A morte desse escritor é um dos exemplos que me fazem questionar isso. Quem lê os livros dele fica completamente preso. O talento dele é indiscutível. Parece que ele nasceu e viveu para escrever. E o seu maior sucesso e objetivo de vida ele não conseguiu terminar. Chega parecer injusto.

E agora o pai e o irmão dele herdaram tudo. Inclusive os direitos dos livros. Enquanto a parceira do Stieg, que também ajudava nos livros, não recebeu nada. Não sei se é fato ou boato, mas nem contato ele tinha com os familiares. Mas, sabem como é, quando dinheiro e herança entra na dança, todo mundo é da cobrança.

A parceira ainda tem o manuscrito do 4o livro e disse que poderia finalizar a estória, mas devido a briga judicial, isso, por enquanto (?), não será possível.

Já sei e estou prevendo os sintomas de abstinência assim que eu terminar o 3o livro.

Então, se algum leitor souber de uma outra série viciante para essa dependente literária aqui, eu agradeço a dica!

2 comentários:

Cris disse...

Eu ainda estou dando um tempo para o Martin terminar o terceiro mas já o avisei que se ele continuar bobeando vai perder a vez rsrs
No meio tempo estou pegando carona nos livros que a Bia pegou na biblioteca da escola e estou no segundo livro da trilogia do Hunger Games... não achei que eu ia gostar e é claro que não há comparação com os do Stieg Larsson nem com os do Dan Brown, mas até que o desenrolar dos livos é fácil e prazeroso de seguir (mesmo em holandês rsrs), apesar de a história ser cruel..
Bjs!

Holandesa disse...

Cris,
Realmente não podemos comparar. Eu tb não sou chegada a SciFic, mas adorei o The Hunger Games. E sim, o tema é pesado, mas se vc ler a biografia da escritora, vai ficar sabendo que uma das inspirações foi o livro 'Amor e ódio' que se passa na Guerra Mundial. No final das contas, ela descreveu um mundo paralelo, mas muuuuito bem escrito.