segunda-feira, 25 de junho de 2012

Primeiras aulas de gerência

Quando você se torna gerente, as primeiras mudanças a fazer são:

- Lição número 1: Escutar, escutar, escutar antes de falar qualquer coisa. 2a coisa: depois de escutar é: perguntar, perguntar e perguntar. Mesmo que você já saiba a resposta.
- Lição número 2: A mudança de 'Eu' (a especialista) para 'Nós' (o time, a empresa..). É a parte da comunicação onde você não deve mais comunicar com a primeira pessoa do singular, mas sim como a primeira pessoa do plural. Senão você não cria o senso de 'comunidade' e se torna simplesmente autoritário ou ditador.
- Lição número 3: Manipulação. Como disse no item número 1. Você deve perguntar tudo. Exemplo: Como nós vamos integrar esses 2 sistemas? E de acordo com as respostas você vai 'gerenciando' o grupo de participantes até eles chegarem a solução que você já sabia há 3 anos atrás...

Quem pensa que na Holanda gerenciar é 'fácil' por que todo mundo é direto, se engana. Aqui todo mundo quer (e tem que) dar o seu pitaco em qualquer assunto que seja. E aí de você se você não pediu a opinião de cada um deles!.. Se fufu!

Eu noto que estou passando por uma nova escola, o que me fez lembrar de uma aula de cultura Holandesa quando eu ainda estava aprendendo o idioma. Nessa aula, eles explicaram que na Holanda todo mundo é (ou se sente) obrigado a ter uma opinião. Depois de umas pequenas discussões desse aspecto cultural, nós terminamos a aula com um exercício. Todos tinham que terminar a seguinte frase:

Iedereen moet een mening hebben, anders...
(Todos tem que ter uma opinião, senão...)

E aí, qual seria a sua resposta?!..

Um comentário:

Alice disse...

...is het niet ECHT gezellig!