quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um país em silêncio...

Ontem foi dia de luto na Holanda devido ao mortos do 'acidente' do avião MH-17.
Em meus 22 anos de Holanda eu confesso que nunca vim nada igual. Nem as tragédias como o da Enschede (fábrica de fogos de artifícios que explodiu e acabou com um bairro inteiro da cidade), nem o incêndio no ano novo em Volendam fez o povo reagir da maneira como reagiu ontem.

A cerimônia e finalmente o respeito perante as vítimas e familiares foi impressionante e muito comovente. Ontem foram 40 vítimas, hoje voltaram 74 - quase o dobro.
Muitos tem o sentimento que seus queridos estão voltando pra casa, por mais que a maioria das vítimas fossem Holandesas (194 dos 298), outros ainda tem um longo caminho para voltar pra casa.

O cortejo passou pela rodovia principal da Holanda e pela qual eu passo os dias no meu trajeto casa-trabalho- casa. Ontem eu desviei da rota por uma parte para evitar os bloqueios na rodovia para o cortejo passar. Mesmo assim, na última parte para chegar em casa, na altura de Den Bosch eu tenho que pegar a tal rodovia e atravessar a ponte sobre o rio. São mais ou menos 10 minutos de direção e foram os 10 minutos mais comoventes para mim. A quantidade de pessoas nos viadutos ou do lado da pista com faixa e bandeiras eram de arrepiar e enfraquecer até o mais forte. Numa das faixas estava escrito "You will never walk alone" (Você nunca irá caminhar sozinho) e aquela foi a última gota para fazer eu chorar até eu chegar em casa.


O silêncio e o respeito que o povo Holandês mostrou foi muito triste e comovente, mas ao mesmo tempo e como sempre tão contraditório, tão bonito. Tanta solidaridade eu ainda não tinha visto aqui.

De resto, só me resta dizer que, pelo menos, eu tenho plena confiança que os Holandeses vão fazer tudo ao seu alcance para identificar as vítimas e entregá-los de volta aos seus familiares e que elas serão tratadas com respeito e dignidade, algo que não houve desde a hora que o míssel foi disparado...

#luto&respeito

Nenhum comentário: