domingo, 3 de fevereiro de 2013

O acontecimento da semana na Holanda

Ok, tirando o fato de que filhote foi pela primeira vez pra escola, essa semana (passada) também teve outro acontecimento marcante (e inesperado) na Holanda.
A Rainha Beatrix (75 anos) abdicou o trono à favor de seu filho mais velho Willem-Alexander.

Já há anos a mídia especulava quando ela passaria o trono ao seu filho. E agora, numa plena segunda-feira fria de inverno ela faz o comunicado na rede nacional.
O discurso dela foi muito bonito. Foi 'professional' (to the point), mas sincero e também teve o seu momento emotivo.

Sinceramente, eu acho que ela merece o sossego que ela procura. Nos últimos anos ela passou por duas situações traumáticas. A primeira foi no 'dia da Rainha'  (dia de festa e dia que ela visita duas cidades sempre dando atenção ao povo) em 2009 quando um maluco fez um atentado a família real, acabou errando e acertou várias pessoas do público causando a morte de 8 delas.
E o outro caso mais recente foi no ano passado quando o filho dela do meio foi soterrado por uma lavina de neve quando esquiava na Austria, passou mais de 25 min. sem oxigênio e está em coma desde então com pouquíssimas chances de um dia voltar ao consciente.

Ela reinou por 33 anos. A 6a  Rainha da Holanda. Minha opinião é que ela foi uma boa rainha. Em tragédias ou momentos de alegria, ela esteve perto do povo. Ofereceu carinho e consolo na catástrofe de Enschede, parabenizou e celebrou as vitórias Olímpicas da Holanda. Fez seu mandato com honra e integridade, até mesmo quando sua vida familiar passava por grandes perdas (morte do marido em 2002 e os acontecimentos citados acima). Agora será a vez do filho. Acho que será uma mudança interessante. Mesmo que, o centro da atenção do seu mandato será a nova "Rainha" - a Argentina Máxima - adorada pelo povo pelo seu carisma e calor humano.

Mas, por hoje, mesmo nunca ter sentido um vínculo forte com a monarquia, eu digo que eu gostava dela e que eu aprendi a entender o seu valor para o povo Holandês com o passar dos anos.  Por isso, esse pequeno gesto de homenagem.

Rainha Beatrix.

E ao filho dela, boa sorte e bom mandato!





Nenhum comentário: