terça-feira, 17 de junho de 2008

Por que você escreve?

Escrever é uma maneira de se tornar imortal. Você coloca no "papel" seus pensamentos, sentimentos, idéias, fantasias, sonhos e divide o seu mundo, a sua percepção da verdade, a sua vida com o resto do mundo.

Escrevo para não esquecer de “mim”. Para não esquecer das lições que aprendí em momentos de plena lucidez, mesmo que, curiosamente, estes tenham sido os momentos mais difíceis da minha vida e que na visão de muitos foram somente momentos de sofrimento, de desespero.

Uma amiga disse que eu preciso me libertar do meu passado ou colocar uma pedra em cima, por que ela teme qu’eu ainda sofrerei muito. Expliquei-a que não é uma questão de prisão e muito menos de sofrimento.
É uma questão de ter plena consciência do aprendizado e não querer esquecê-lo. Cada aprendizado traz acima de tudo uma lição de humildade e de gratidão, por que, no fim de cada história, tudo foi como deveria ser. Minha vó, meu pai, minha mãe...

Passar histórias adiante da minha família talvez só fosse importante dentro da minha própria família. Então, por que dividir detalhes tão pessoais com pessoas do outro lado do monitor que eu nem faço idéia quem sejam e o que procuram?

Talvez para criar uma ponte, um elo entre dois mundos paralelos, talvez para mostrar a nossa existência. Ou talvez por que, como diria a escritora Rosa Montero: “A gente sempre escreve contra a morte.”

É por isso.

Nenhum comentário: