quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Roteiro de viagem

Respondendo as perguntas da Myrna e da Cris, aqui vai o roteiro de viagem que fizemos esse ano.


O destino de férias era Sardenha. Íamos ver uma tia e prima de marido que mora lá perto de Cagliari, no sul da ilha.

Obviamente que com crianças, eu cogitei qual era a melhor opção de viagem. De avião, de carro (&f erry). Existem vôos baratos diretos para Cagliari, Olbia e Alghero pela Ryain air e Transavia. Eu acabei optando viajar de carro, por que, fazendo os cálculos indo de Ryan air não seria mais barato do que ir de carro. Além de pagar por bagagem (não se esqueçam que com 2 crianças pequenas, sendo uma bebê-é preciso levar mil coisas entre elas 2 carrinhos e um maxi-cosi). Eu ainda teria que alugar um carro lá e mais cadeirinhas de segurança e pagar estacionamento p/ o nosso próprio carro ficar no aeroporto (ou ir de trem). Verifiquei ir com outras companhias áreas, mas nenhuma outra faz vôo direto. São todos com escala e mais horas de espera. Não tive coragem de colocar a I. com seus 3 mêses nesse esquema. No fim, iria sair tão caro ou até mais caro do que ir de carro. E sim, de carro também não é barato. Afinal de contas, você não consegue fazer a viagem num dia só e terá que ficar em hotel. Mas, por outro lado, as vantagens de carro são que você pode parar a qualquer hora caso necessário por causa das crianças e você também vê outros lugares.

Eu planejei por dia o máximo de 6 horas de viagem, já que eu sabia que nós teríamos que parar várias vezes por causa das crianças. Isso resultou que nós chegávamos ao hotel por volta das 18:00-18:30hrs. Como eu já sabia a distância e o tempo de viagem, eu já tinha pesquisado e reservado hotel na área e que preenchiam os meus quesitos. Ou seja: quarto de família, boa localização, estacionamento seguro (e de preferência gratuíto). O resultado de tudo isso foi esse:

1º dia: Casa- Basel na Suiça. Hotel Stucki (Best Western). Hotel tem 3 estrelas, mas era excelente! Foi até melhor do que o hotel de 5 estrelas que ficamos em Pisa. Além do mais, o hotel fica ao lado de um shopping center. Com criança pequena isso é uma grande vantagem caso você precisa de algo. O estacionamento é coberto (vantagem já que chegamos lá e estava chuvendo aos cântaros!). O quarto era fantástico. O filhote ficou maluco por que ele tinha uma cama enorme (um sofa-cama de 2 pessoas) só pra ele. O quarto era enorme e dividido em 2 por uma porta de vidro. Assim filhote dormia de um lado e nós do outro lado. Foi um dos melhores quartos família que eu já ví até hoje. Para completar, ainda tinha uma mini-cozinha e uma banqueta para poder sentar e comer. Ideal com crianças pequenas caso todos estejam muitos cansados para ir jantar no restaurante. Bastava encomedar a comida e comer relaxadamente no quarto.

2º dia- Basel (Suiça) – Pisa (Itália).
Eu consegui uma boa promoção de um quarto suite num hotel 5 estrelas em Pisa- Abitalia Tower Plaza.

O hotel é bom, bom café manhã. Suite espaçosa. Vista legal para Torre de Pisa, maaaasss, o hotel não me encantou. O sofá-cama que arrumaram para o S. dormir era duro, não abria. Diria até desconfortável. E por isso, filhote acabou dormindo conosco na cama, que era bem grande. Achei também que o hotel era ‘frio’ demais. Não tinha aquele tchan de aconchegante se é que vocês me entendem. Por mais que não tinha nada de realmente errado nesse hotel, eu não voltarei a ficar lá caso eu volte a passar por Pisa novamente.

Na manhã do 3º dia nós ainda fomos ao centro histórico, vimos a torre, admiramos a arquitetura e de lá partimos em direção de Piombino (só 1hr e meia de viagem de Pisa), onde pegaríamos o ferry (návio) para Sardenha.

O trajeto Piombino-Olbia (Sardenha) é o trajeto mais curto e rápido que o ferry faz – 4:30hrs. Pra Sardenha você pode pegar o ferry de vários lugares (Gênova, Livorno, Civitavecchia, etc). Mas, aí o trajeto aumenta de 5 à 12 horas. No meu caso, quanto menos tempo eu passar num ferry melhor, por que no início é legal, mas depois eu fico com dor-de-cabeça. Para completar, o ferry atrasou. De vez chegarmos umas 18:30hrs em Olbia. Nós chegamos às 19:45hrs. Até todos os carros desembarcarem e sairem do porto e pegar a nova rota já foram mais meia hora.

Seguimos então para Golfo Aranci. Um lugar que fica uns 15-20 min. de Olbia. Aqui nós ficamos 2 noites para quebrar a viagem e relaxar. Foi aqui que eu achei a praia lindadivinaemaravilhosa e perfeita para famílias com crianças pequenas e que vocês viram na maioria das fotos que eu postei anteriormente. Nessa praia não tem praticamente ondas. É rasa por quase 100mts mar adentro. Tem salva-vidas (que trabalha pelo hotel). O hotel 4 estrelas (Gabibiano Azzurro) foi ótimo. Mas, como tudo na ilha, bastante caro.

Depois de dias ótimos no norte da ilha, na famosa Costa Esmeralda, nós fomos para o sul. Torre delle Stelle para ser mais exata, onde nós tínhamos alugado uma casa. Esse trajeto eram 3 horas e meia de carro.

A casa era boa, bonita. Mas, você nota que Italiano não é muito diferente de Brasileiro, não. Eles tentam ganhar dinheiro o mais fácil possível. Digo isso, por que a manuntenção da casa deixavam a desejar e era, sinceramente, uma pena! As portas dos armários da cozinha estavam todas tortas. A pintura do lado de fora da casa já estava descascando, nem todas as camas tinham um colxão decente e assim vai. No aluguel de uma casa eles cobram entre 120 à 300 euros para limpeza e mais multa caso você não deixe a cozinha, a lareira e churrasqueira limpas, mas o forno era só gordura e a casa toda não tinha sido bem limpa. Obviamente, fizemos queixa, mas a famosa resposa “vou falar pra faxineira” de que adiantaria para nós já que ela não viria mais?

Tirando isso, a casa era bem espaçosa, tinha uma sala bonita 4 quartos, 2 banheiros, quadra de tênis, um jardim enorme que filhote usou e abusou de tanto correr e brincar. Tinha também vista para o mar e era 100mt da praia e do supermercado do vilarejo. O vilarejo em sí não tem nada pra oferecer realmente. A grande (e única?) atração era a praia. Engraçado até que nenhuma rua do vilarejo é asfaltada, só terra batida mesmo! Ou seja, lá não fizemos grande passeios, só ralaxamos.

Depois de 10 dias lá, nós começamos o nosso retorno.

A volta- Torre delle Stelle- Olbia (3hrs ). Dormímos em Olbia já que o ferry de volta saia de manhã cedo. Hotel Panorama. Ótimo relação preço & qualidade e no centro histórico da cidade.

2º dia- Olbia- Civitavecchia (4hr e 45min)- Civitavecchia – Florença/Fiesole (3hrs). Aqui eu escolhí um hotel fora da cidade e com estacionamento de graça, já que não teriamos tempo mesmo para conhecer Florença, não quiz ficar no centro. Escolhí pela vista da cidade e acabamos ficando numa suite panorâmica maravilhosa num hotel fantástico. Único problema é que você precisa de carro para chegar nesse hotel! Mas, de resto, tudo nele é perfeito! No quarto também tinha uma mini-cozinha, um aparelho da Nespresso com café de graça. Um sofá-cama enorme (as fotos do filhote na cama) e um quarto separado para nós. Esse é um hotel que eu não me importaria de voltar sinceramente...

3º dia- Florença – Zurique (Suiça). Aqui nós ficamos 2 dias para quebrar a viagem de novo e vermos algo mais. Eu tenho que confessar que acho a Suiça um dos países mais bonitos da Europa. Zurique é linda, mas bastante cara. Nós ficamos aqui num hotel 4 estrelas novamente ao lado de um shopping center. Era fora do centro da cidade, mas de fácil acesso por que tem um tram que passa quase na frente do hotel e vai direto para o centro da cidade em 10 min. O hotel era muito bom, mas era mais pra negócios do que pra família, por mais que deixaram chinelos de criança e coisas de banho especialmente para bebês no quarto. Também mandaram uma garrafa de vinho para desculpar num erro de comunicação com relação a cama para filhote. Esse tipo de serviço é típico e conhecido da Suiça. E fala sério, quem é que não gosta de um bom atendimento?

E de Zurique nós voltamos pra casa. Foi a única parte da viagem que levava 7 horas. Mas, como saímos cedo do hotel, nós chegamos no final da tarde em casa, mesmo com as paradas.

E como foram com as crianças com toda essa viagem de carro? Tranquilas! Filhote não deu trabalho nenhum! A filhinha então, nem se fale. Dormiu todas as noites e não estranhou nada!

Filhote ficou impressionado com o ferry, que para completar tinha um playground. Ele fez a festa e tava tão cansado que nem quiz comer de noite e se apagou na cama. Até hoje ele está falando do ‘de carro no barco grande’. Gostou de brincar na praia, nas camas dos hoteis e volta e meia, assistia um pouco de dvd no carro durante a viagem, mas muitas vezes ele ficava olhando pra fora e cantando musiquinhas ou dizendo o que ele via no meio do caminho (ônibus, caminhão, cavalo, barco, etc...)

Enfim, resumindo tudo, eu diria que:

Viajar de carro com as crianças foi tranquilo. Ficamos em bons hoteis e curtimos os lugares que ficamos/visitamos.

Sardenha é uma ilha cara (cara mesmo! O preço de um frango de 2kg e meio era 21 euros!). O norte da ilha, mas especiaficamente falando Costa Esmeralda é a parte mais bonita da ilha e tem as praias mais bonitas da Itália (e algumas estão entre as melhores da Europa)! Sem falar que o norte da ilha é bem limpinho. Não vimos lixo na rua, nem pixação, já no sul da ilha (Cagliari e redondeza) são outros 500. Se você tem crianças pequenas, aqui você vai achar praias perfeitas e tranquilas para as crianças brincarem e curtirem (ex. Golfo Aranci). A Transavia faz vôo direto para Olbia (norte da ilha- porta de entrada da Costa Esmeralda) e a Ryan air faz para Cagliari (sul da ilha).

Acho que isso é tudo! :)

2 comentários:

Cris disse...

Obrigada ;) Vou repassar tudo para o Martin, o difícil vai ser convencê-lo a irmos de carro, o que eu prefiriria também... Às vezes tenho vontade de ir só até a Bélgica ou Alemanha para um bate e volta ou um fim de semana e ele acha longe rsrs
Bjs!

Holandesa disse...

Cris,

Outra opção? De Rotterdam sai o TGV que em 3hrs vc está em Paris ou alí na Disney. Em 1hr você está em Bruxelas. Volta e meia a NS tem uma super-promoção e fica baratinho ir. Se o problema é a 'viagem de carro', taí uma outra opção talvez mais fácil para vocês! ;)