segunda-feira, 11 de maio de 2009

De tudo e mais um pouco...

O meu primeiro Dia das Mães foi bom. O tempo estava ótimo, bem quente mesmo pra Holanda. Minha família se reuniu na casa da minha irmã mais velha onde fizemos Teppanyaki (carne e camarão na chapa). Mas, infelizmente, Amore teve que trabalhar o dia todo no escritório e só chegou em casa lá pelas 20hrs. Essa foi a parte chata do dia. E o meu cunhado Kiko tinha um curso de Tai Chi de um professor da China e por isso também passou o dia todo fora. No final das contas, estávamos eu e a minha irmã Kika na mesma situação. Mesmo assim nós nos divertimos.
De resto, eu ganhei uma corrente de ouro com um pingente em formato de coração com o nome do meu filho gravado. Foi muito atencioso e carinhoso do meu marido fazer isso, já que eu já deixei de dar valor à presentes há alguns anos, mas não deu pra ficar imune a esse presente. Tocou o meu coração ainda mais na forma da apresentação. Ele carregando o S. no colo e o presente na altura das mãos do S. que olhava pra mim com uma carinha séria e de sono. Não sei, parece que depois que a gente vira mãe, a gente se torna babaca, mas eu babo seriamente pelo meu filho... Não dá nem pra acreditar que era EU, alguns anos atrás, apavorada para não engravidar, enquanto Amore me "aconselhava" andar com um boneco nos braços pela casa para me acostumar com a idéia. Jurava que se fizesse isso, iriam me internar no primeiro hospital psiquiátrico da Holanda. Ainda bem que o tempo passa e a gente muda!...

E ultimamente eu ando ausente e deverei ficar assim nos próximos dias. Sexta-feira eu começo a trabalhar e estou aproveitando ao máximo os meus últimos dias de folga. Estou curtindo o tempo bom para passear ou ficar no jardim de vez que atrás do computador. Estou curtindo também bastante o meu tempo com o S. Eu tenho que aproveitar o máximo e por isso, por mais que ele já esteja indo para a creche para se acostumar, eu não o deixo ainda o dia inteiro, mas somente algumas horas nos 3 dias reservados. Hoje já é o 4o dia dele lá e sim, aos poucos a gente vai se acostumando com a idéia, mas que no início é difícil, ah isso é!...

Fora isso, eu estou de novo na minha fase de devorar livros. Simplesmente perdí o interesse de assistir tv e desde então, eu ando devorando um livro atrás do outro. Deixa eu fazer aqui uma pequena lista dos últimos livros que andei lendo:

- Sala de Espera de Maria Letícia Fonseca Barreto
Ganhei este livro da Alice no meu chá-de-bebê. Fiquei muito honrada em receber um exemplar com dedicatória da minha amiga, um livro de autoria da mãe dela, Maria Letícia. Quem ler esse livro vai pensar que é somente um livro de memórias e da luta de um paciente de câncer contra a morte. Mas quem lê assim, não entendeu nada as palavras de Maria Letícia. O livro é na verdade uma dedicatória a vida. Além de expressar com clareza a personalidade forte, engraçada e inteligente da Letícia. Há várias passagens neste livro, lições tiradas da vida, que reconhecí algo pessoal meu. Rí do jeito despojado da Letícia até no momento da agonia (quando ela acorda no CTI e o aparelho de coração já tinha parado 3x e ela levava cada vez um susto pensando que tinha morrido e não sabia, para depois reclamar do mal estado dos aparelhos). Reconhecí alí um pouco das peripécias da minha própria mãe quando ela também ficou internada no CTI há 2 anos atrás...
Enfim, eu gostei muito do livro e ainda me ajudou a colocar coisas e acontecimentos em perspectiva. Por isso, não deixe o tema câncer, doença ou morte abalar ou impedir essa leitura, pois como eu já disse, o livro é, na verdade, sobre a vida!
....
"Aceitei porque não tem jeito mesmo. Sou doente, mas também sou mãe e avó. Pego o que tenho para viver e vivo. Quando não der mais, não deu. Acabou, afirmou. Letícia"
...

- Verborgen Frankrijk (França Escondida) de David Scherpenhuizen e Nathalie van Koot.
Depois de ler os livros de turismo da França e ter decidido que vou fazer uma rota "Medieval" até Carcassona nessas férias, eu resolví ler este livro que fala sobre os mistérios da História de alguns lugares da França sobre a influência do cristianismo. Ou seja, fala sobre o tempo das Cruzadas, dos Catáros, dos Templários e coisas do gênero. Um tema e uma época que acho bastante interessante...


- Babyspelletjes de Caroline van den Kommer.
Okei! Sempre disse que sou (ou fui?) uma leiga no assunto "bebê e seus cuidados", por isso encomendei este livro para saber como interagir melhor com o meu filho. Mas falando sério? Eu achei esse livro bem fraco e não o aconselho adiante.


- De Spitsuurclub - de Marja Pronk
Já falei deste livro aqui 2 posts atrás. É um livro que fala sobre a liberdade das escolhas na Holanda quando o assunto se torna família & carreira. A escritora expõe bem as situações (exemplos de vários casos) e escolhas sem pisar nos pés e calos de ninguém. Ela só "pede" apoio para o sistema Holandês, já que esse oferece a liberdade de escolha de acordo com o seu desejo e situação.


- De Alexandrië Connectie (O Elo de Alexandria) de Steve Berry
O livro é bom, muito bom. Lembra o estilo do Dan Brown, no entanto, por mais que seja bom, ele não barra nenhum dos livros do Dan, na minha opinião. Mas, vale à pena a ler! É um bom passatempo e a estória é bem bolada!


"Fundada no século III a.C., a Biblioteca de Alexandria foi o maior acervo de conhecimento da Antiguidade. Mas há 1.500 anos, ela simplesmente desapareceu, sem deixar qualquer vestígio. O ex-agente Cotton Malone se vê no cerne desse grande mistério quando sua livraria é incendiada e seu filho, seqüestrado. Ao que parece, Malone é a única pessoa a ter conhecimento do Elo de Alexandria, a chave para a biblioteca desaparecida."

E por fim, eu acabei de ler Twilight (Crepúsculo) e New Moon (Lua Nova) da Stephanie Meyer.
Confesso que tive muito receio em ler o Twilight. Livros infanto-juvenil não chamam muito a minha atenção, mas como todo muuuundo anda falando dessa série de livros, eu resolví ler o primeiro para ter a minha própria opinião. O livro é água com açúcar. Acho até que é direcionado para o público jovem feminino. Não vejo, realmente, rapazes lendo essas estórias românticas, mas talvez eu esteja enganada. E eu confesso, gostei! Sempre gostei mesmo de estorietas assim, fazer o quê?! E se eu não tivesse gostado, eu teria somente lido o primeiro da série e não teria gasto o meu dinheiro (e tempo) com mais 3 livros, sendo que o último é quase uma bíblia de tão grosso!

Para quem não sabe, (duvído), o primeiro livro é o "Crepúsculo" que conta o início do romance, o segundo é o "Lua Nova". Todo mundo diz que esse é o mais fraquinho, por que o "mocinho" quase não aparece na estória. Acho que foi por isso que devorei o livro tão rápido, mas eu achei legalzinho assim mesmo. O terceiro livro é o Eclipse que vou começar a ler hoje. Meu problema mesmo vai ser quando eu chegar no 4o livro. Dizem que é o melhor de todos (não vou estragar para quem não sabe ainda), mas depois que terminar de ler, não tem mais continuação?....
Lí no site da autora que ela estava trabalhando numa versão do Twilight escrita pela perspectiva do Edward, maaas, como vazou uma cópia na internet, ela decidiu parar de escrever o livro por tempo indeterminado...

Enquanto isso, o primeiro filme vai chegar nas locadoras Holandesa nessa quinta, dia 13/05. E sim, lá vai eu lá correr para pegar o filme, por que eu estou querendo ver se o Edward do filme chega aos pés ao do livro.
Para quem não viu o filme, aqui vai o trailer do Twilight e o do 2o filme, Lua Nova, previsto para chegar aos cinemas em novembro deste ano.


Twilight


New Moon

4 comentários:

Daniela disse...

Eu disse que era adolescente mas era viciante ...rs Estou esperando para ler o Amanhecer que está saindo agora em Junho...comecei a ler online, mas não é a mesma coisa, então parei e vou esperar para ler "ao vivo". Eu devo dizer que no filme esperava um vampiro mais "aquilo tudo" do livro, o ator não faz meu tipo...rs

Anônimo disse...

Eu achei o Rob Pattinson, o ator que interpreta Edward, perfeito para o papel. O Edward do livro tem demonstrar a maturidade de um adulto ( ele tem mais de 90 anos ) e o físico de um adolescente de 17, e eu acho que ele cumpriu o papel à risca. Leia os páginas vazadas ( está no site da autora ) e você vai entender a atuação do ator muito melhor. Achei a Bella ( Kristen Stewart ) bem marromenos, ela é meia travadona, parece que está sempre com a mesma expressão, mas dá pra passar. Quem foi um furo de casting foi a Rosalie, que é representada por uma atriz ( não lembro o nome ) que não é linda-maravilhosa como o livro retrata, aliás, é uma loira de farmácia mal-tingida, porque dá pra ver as raízes escuras no filme. Mas a Alice, a minha personagem favorida depois do Edward, está perfeita.

Eu viciei totalmente no livro, que exige zero cérebro pra ser lido. Se neguinho pode fazer ponto cruz para espairecer, porque é que eu tenho que ler Byron quando quero dar descanso pros neurônios?

Só de curiosidade, o Carlisle é, na vida real, marido da Jeanne Garth, a Kelly do 90210( Barrados no Baile ).

Beijos e fui!

Dri

Alice disse...

Obrigada pelas palavras carinhosas e elogiosas ao livro (e às escolhas de vida) da mamãe.

Marcia-Rotterdam disse...

"Personalidade forte, engraçada e inteligente"...se assim era Leticia, mãe de Alice, a filha herdou bem essas características!
Curta bem seus últimos dias com Sven! Achei o presente maravilhoso. Quanto ao Twilight, eu passo, a última vez que li algo em série acho que foi as Brumas de Avalon, lá pros anos 80, e nem me lembro mas da história, só sei que tinha algo a ver com o Rei Artur!