quarta-feira, 15 de abril de 2009

Primeiro dilema...

Sobre a amamentação
Faltam 4 semanas para eu voltar ao trabalho. De acordo com recomendações, se eu não quiser ficar tirando leite no trabalho, eu tenho que começar agora a 'desmamar' o S. para diminuir a produção do leite. Isso quer dizer: substituir uma mamada do dia por leite de fórmula por quase uma semana e a cada semana a seguir substituir mais uma mamada até a última.
No momento eu ando com a consciência meio-pesada por causa disso por 3 grandes motivos.
Primeiramente por que todo mundo sabe e está careca de saber que o leite materno é melhor do que o de fórmula e me parece um disperdício não usá-lo, ainda mais quando se tem mais do que o suficiente. Eu tenho uma super-produção, tanto que, por enquanto, eu consigo diminuir uma mamada, mas sem precisar substituir por leite de fórmula, por que todas as manhãs eu consigo tirar leite para umas duas mamadas.
Segundo por que, como todo mundo também deve saber, amamentar (nem que seja ordenhar como eu faço) diminue as chances de câncer da mama (um dos meus pavores!) e terceiro por que, amamentar tem sido a "dieta" mais eficaz para eu emagrecer! Como de tudo e continuo emagrecendo! Para ser bem sincera, estou com medo de parar de amamentar e voltar a engordar rapidamente...

E com esses motivos em mente, eu fico pensando no que fazer... De acordo com a lei Holandesa, eu tenho direito no trabalho de ter pausas para ordenhar, assim como, o meu "chefe" deve providenciar um lugar para que eu possa tirar leite. Mas sinceramente? Mesmo com esses direitos estabelecidos por lei, eu não me sentiria à vontade tirando leite numa sala de escritório, correndo o risco de entrarem sem querer e ficar uma situação meio que constrangedora, ainda mais por que, como eu já disse antes, no meu setor de TI, a maior parte dos meus colegas são homens. Já imaginou eu lá ocupada com a minha "produção" e o meu gerente entra na sala?! Ou então, ter que sair de uma reunião importante ou não poder ir, por que eu tenho que tirar leite?
De fato, eu não me vejo à vontade nessa situação.

O que eu estou pensando em tentar é: tirar leite de manhã antes de ir para o trabalho e de noite antes de ir para cama.
Infelizmente eu acho que a minha solução fará que a minha produção de leite se encerre rapidamente, o que por um lado eu sinto que seja uma pena e pelo outro, eu consigo mais liberdade' de novo por não ter que estar me preocupando com a próxima 'pausa'...

10 comentários:

Ana disse...

Holandesa, sinceramente eu acho que no seu caso é um falso problema. Você tranca a porta da sala, nem que seja com uma cadeira, pode se colocar numa posiçao de costas que te escondera no caso que alguém consiga derrubar a cadeira e entrar. Se vc tem direito e consegue ordenhar todos os dias, por que nao ?

Anônimo disse...

Eu ainda não tive o bebê, mas também já penso como será quando eu voltar a trabalhar, após a licença maternidade... Também pensei em fazer como você diz, de manhã e de noite e, durante o tempo em que estiver em casa, vou tentar fazer um estoque no freezer... dizem que voc6e pode congelar o leite por uns meses... Eu gostaria de amamentar o meu filho até os 6 meses, mas também acho super desconfortável ter que tirar o leite no meio do expediente...
Vamos ver como será. Primeiro terei que ver se vou ter leite suficiente para amamentar...
Até mais,
Flavia

Anônimo disse...

Sinceramente, não vejo motivo para desmamar com tanta produção de leite e ainda por cima amparada pela lei para ordenhar numa sala no horário de trabalho. Eu acho que por lógica o seu chefe vai reservar uma sala que outras pessoas não possa usar,né?

Adriana disse...

É por lei tbm, que a salinha ou local onde vc possa tirar o leite, seja provida de chave. Para que situações como essa sejam evitadas. A chatice é que tem que ter uma geladeira a mão pra estocar o leite. eu só tive confusão no trabalho pq a mulher do RH pediu demissão quando eu voltei e não providênciou nada..meu chefe é uma anta. A manager do RH tbm tava de licensa maternidade e eu não tinha ninguém pra apelar...o chefe me pediu pra esperar...3 semanas depois...tirando leite e jogando fora..minha produção diminuiu pra quase nada!
Infelizmente foi melhor...pq é muito desconfortavel trabalhar e ter que parar...tirar o leite. voltar...outra pausa...tive paciência não!

Paula disse...

Oi
eu ia recomendar a mesma coisa que a Ana, traque a porta e manda ver! Pense como as holandesas agiriam... elas fazem essas pausas numa boa? então o povo tá acostumado ou pelo menos sabe/conhece essa assunto. Então aproveite essa oportunidade!
De qualquer forma tirar de manhã e a noite é uma boa opção pelo menos uma tentativa a ser testada.
Bjs

Holandesa disse...

É Drica,
Ainda tem essa da geladeira! Senão é tirar e jogar fora...

Anônimo disse...

Da minha experiência - ao voltar ao trabalho, ordenhando ou não, seu leite vai diminuir de qualquer forma. Isso será rápido mas gradual e vai acompanhar o crescimento do seu filho. Não se preocupe com isso agora! Curta o restinho de tempo para ficar grudada com o filhote e deixe que tudo aconteça com tranquilidade.
Parabéns pelo nascimento!

Ana disse...

Holandesa, tu devias falar com a Claudinha, ela amamentou em serviço (talvez até amamente ainda), ele teve bem menos tempo de licença porque aqui a coisa é braba...eu acho que vale a pena comprar uma mini geladeira (frigobar) e estocar o leite. se o leite continuar bastante, nem nas férias vc vai precisar fazer papinha e ter cozinha. beijocas.

Holandesa disse...

Ana,
Isso seria uma opção para quem tem escritório fixo, o que não é o meu caso. Um dia eu posso estar em lugar X e amanhã, de repente, eu tenho que ir pra lugar Y. Ficar carregando frigobar de um lado pro outro tá "flórida", amiga!

bibi move disse...

Olha, eu acho que isso acaba funcionando realmente na necessidade e nao tem muito que tomar decisão forçada. EU acho que dá pra ordenhar de manhã pra mamada do dia.
Não sei qts meses tem teu filho mas o melhor é vc começar a estocar no freezer agora, assim ele vai ter pra pelo menos 1 mes, garantido, depois que começares a trabalhar. Assim ele não tem que lidar com tua ausiencia on the top of desmame e vc ganha um tempinho pra ir desmamando.
Leite artificial é uma merda.
Aqui eu fui com o congelado tranquilo e depois ele diminuiu as mamadas durante o dia, começou a tomar leite de soja no copinho e ainda mama no peito aos 14 meses, de manhã e de noite.
bjs.